O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, acompanhado da secretária municipal de Assistência Social Niura Demarchi dos Santos e da diretora da Apae Priscila Müller, visitou nesta quarta-feira (29), o prédio onde funcionou desde o fim dos anos 1990 o Procad, no Bairro Tifa Martins.
A estrutura está sendo repassada para a AMA (Associação Amigos do Autista) e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A AMA já está com atendimento no local e a Apae deve iniciar os trabalhos no fim do mês de setembro.
Conforme disse o prefeito, esta é mais uma medida para ampliar o auxílio às entidades assistenciais que trabalham com foco em terapias de estimulação e aprendizado pedagógico no município. “O objetivo é dar o suporte necessário para que as entidade ampliem seus atendimentos no município”, destacou o prefeito Jair Franzner.
“Vamos aproveitar cada metro quadrado para oferecer mais serviços à população”, concluiu.
A reforma do prédio do antigo Procad deve representar um avanço importante na ampliação dos atendimentos das duas entidades. A Apae instalará a sua Unidade 2, para atender até 250 usuários, e a AMA implanta no local uma unidade descentralizada.
Antes mesmo de ceder o prédio reformado, o Município já vinha ampliando o aporte de recursos para as duas entidades. Para esse ano, o repasse à AMA será de aproximadamente R$ 650 mil, 120% a mais que em 2016, por exemplo. Já a Apae receberá R$ 1,6 milhão, quase 200% a mais do repassado em 2016. Esse trabalho em conjunto oferece mais qualidade e eficiência nos atendimentos à comunidade. Além dos recursos, o Município incentiva as entidades a buscarem auxílio financeiro junto aos Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho do Idoso.
Jair Franzner aproveitou para verificar o andamento das obras do Abrigo Institucional Mônica Maria Franzner Lescowicz, que está sendo construído na rua Arthur Breithaupt, ao lado do antigo Procad. A ordem de serviço dessa obra foi assinada em janeiro desse ano. Hoje, a instituição funciona em um local alugado, na rua Emil Burow, no Centro. A obra está avançando de acordo com o cronograma e a empresa Engecom, de Joinville, se prepara para a concretagem da laje.
A nova estrutura terá espaço adequado para atendimento das crianças e adolescentes acolhidos, conforme os cadernos orientativos do serviço. No total serão 20 vagas de acolhimento para crianças ou adolescentes de zero a 18 anos.
O novo equipamento de 560 metros quadrados contará com espaços como seis dormitórios, sala de estar, sala de jantar, espaço para reuniões, sala de atendimentos, área técnica e diversos espaços coletivos.