Prédio interditado em Florianópolis teve erro na construção, diz Defesa Civil

Foto: Divulgação/CBMSC

Por: OCP News Florianópolis

16/01/2024 - 10:01 - Atualizada em: 16/01/2024 - 10:42

O edifício Morada do Norte, interditado na noite desta segunda-feira (15) em Florianópolis, teve erro na execução do seu projeto, quando foi construído. A constatação é de Luiz Eduardo Machado, Superintendente da Defesa Civil da Capital. Segundo ele, quando foi montada a caixaria, os ferros ficaram muito próximos e quando ela foi retirada só foi passado reboco. “Não há concreto”, constatou Machado.

O prédio, localizado na esquina da Travessa Abílio de Oliveira com a Avenida Beira-Mar Norte, foi construído há 42 anos, tem 12 andares e seu colapso ocorreu em uma viga e em um pilar que atravessa as edificações de cima a baixo. Dos 25 apartamentos, 23 eram ocupados.

Apesar da interdiçãol, os outros prédios no entorno permanecem liberados. Porém, de acordo com Machado, o risco do desmoronamento do Morada do Norte é real.

Para tentar evitar este problema, o engenheiro contratado pelo condomínio, e responsável pela reforma, acompanha os trabalhos dos bombeiros militares e da Defesa Civil. Para evitar o desabamento, foi montado um processo de escoramento do prédio.

“Será apresentado um plano de trabalho emergencial de escoramento. A partir daí a gente avalia e pode liberar para o uso regular”, completou Machado.