Pré-estreia de documentário sobre Harmonia Lyra acontece no Garten Shopping

Foto: Divulgação

Por: OCP News Joinville

20/11/2023 - 22:11 - Atualizada em: 20/11/2023 - 22:35

No dia 23 de novembro, o Garten Shopping recebe a pré-estreia do documentário “Nos Palcos da Lyra – A Cultura de Joinville em 16 Décadas”.

A produção busca retratar uma viagem pela história cultural de Joinville, tendo como eixo narrativo a trajetória da Sociedade Cultural Harmonia Lyra, uma das mais antigas e influentes organizações culturais da cidade. Aberto ao público e de forma gratuita, o evento será realizado às 10h no GNC Cinemas.

“Nos Palcos da Lyra” traça o papel significativo da Sociedade Harmonia Lyra na moldura social, histórica e política de Joinville.

Com duração de 60 minutos, conta com entrevistas, materiais do Arquivo Histórico de Joinville e teve a contribuição de historiadores. A produção foi desenvolvida com uma linguagem contemporânea, inspirada em produções de canais como The History Channel e Smithsonian.

O documentário tem uma abordagem dinâmica, com reconstituições realistas de momentos históricos. Um destes momentos é a dramatização de uma aula de dança com a atriz Fernanda Moreira interpretando Liselott Trinks, professora da primeira escola d

e ballet de Joinville. Alunas da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil também participam da cena. Com captação de som em alta qualidade e imagens gravadas em 4k, a qualidade técnica eleva a experiência cinematográfica, valorizando ainda mais essa importante narrativa histórica da cidade.

A produção é da Ocotea Filmes, com direção de Anderson Dresch. Já a trilha sonora original é do produtor e sound designer Claudio Ferrari e do pianista e compositor Rafa Ribeiro.

 

Sinopse

Iniciando sua narrativa na fundação da Sociedade Harmonia Lyra em 1858, o filme explora as complexidades e a resiliência dos primeiros imigrantes alemães, demonstrando como a cultura, a arte e a sociabilidade foram cruciais na formação do espírito pioneiro da cidade.

Desde o majestoso palácio inaugurado em 1930, projetado pelos renomados arquitetos R. Muenz e Max Miers, até as festividades e eventos artísticos contemporâneos, “Nos Palcos da Lyra” é um testemunho do legado duradouro da sociedade na construção da identidade cultural joinvilense.

O objetivo dos produtores é inscrever o filme em festivais nacionais e internacionais e exibi-lo em diversas instituições educacionais e culturais, garantindo a preservação e a divulgação do rico patrimônio material e imaterial de Joinville.

O filme tem patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

 

Serviço

O quê: Pré-estreia do documentário “Nos Palcos da Lyra – A Cultura de Joinville em 16 Décadas”.

Quando: Dia 23 de novembro, às 10h.

Onde: GNC Cinemas – Garten Shopping.

Quanto: Evento gratuito.