Semanalmente, na temporada de verão, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) coleta amostras da água de praias e lagoas em Santa Catarina para checar a balneabilidade dos locais.
De acordo com as coletas realizadas na última semana em 231 pontos analisados, 183 estão próprios no litoral catarinense, o que representa 79,2% de propriedade. Na região Sul, como em Balneário Rincão e Balneário Arroio do Silva, porém, há pontos impróprios para banho. São eles na Avenida Mondardo – Foz do arroio, em Arroio do Silva e no Arroio da Praia do Rincão.
Pontos checados em Balneário Rincão:
Pontos checados em Balneário Arroio do Silva:
Conforme o diretor de engenharia e qualidade ambiental do IMA, Fábio Castanha, os pontos deverão ser monitorados com mais frequência ao longo da temporada. “Quando nós nos aproximamos do verão nós aumentamos a frequência das análises. Nessa época do ano, mais chuvosa, o número de locais impróprio acaba aumentando um pouco”
“O que também acontece é ter mais pessoas nas praias, no litoral, movimentando os pontos”, completou o diretor. “Mas estamos com bons números, há muito locais próprios para banho”, explica.
Como a balneabilidade é feita
O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas que são efetuadas pelas equipes de segunda à quarta-feira. Posteriormente, as amostras são levadas para o laboratório central do IMA, em Florianópolis. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, o IMA analisa a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos.
São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado de balneabilidade. Quando inicia a temporada do verão, a frequência de análise é semanal (entre novembro e março).
Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 NMP por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio para banho. Já um ponto é considerado impróprio quando em menos de 80% das análises a concentração de E. coli é inferior a 800 NMP/100ml. O ponto também é imediatamente classificado como impróprio quando supera o valor de 2000 NMP/100ml.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: