Praia Grande registra 362 milímetros de chuva em 48h

Cabeceira da ponte sobre o rio Pavão foi danificada com a precipitação intensa – Foto: Divulgação/Defesa Civil de Praia Grande

Por: Ewaldo Willerding Neto

17/06/2024 - 11:06 - Atualizada em: 17/06/2024 - 11:56

O município de Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina, registrou 362,6 milímetros de chuva em 48h. O dado consta no relatório de monitoramento da Defesa Civil e foi atualizado na manhã desta segunda-feira (17).

O alto volume de precipitação provocou a suspensão das aulas, nesta segunda-feira, nas seguintes unidades escolares de Praia Grande: Prof. Alba Lucy Reis Magnus, Prof. Eliziani Citadin Marques, Leonardo Pedro Tromaz e no CEI Pequeno Aprendiz, no bairro 1° de Maio.

Conforme a Secretaria de Educação de Praia Grande, os CEIs Leãozinho e Cantinho dos Sonhos permanecem com as aulas. A ponte sobre o Rio Pavão está interditada e, por isso, afeta o acessos aos bairros Passo Fundo, Alto da Esperança, Mãe dos Homens, Aparecida e Pedra Branca.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Jonathan Reis, em entrevista ao ND+, o interior da cidade foi a localidade mais atingida. Uma família, com três pessoas, foi encaminhada a um abrigo. Também houve transbordo do rio em algumas vias.

Extremo Sul de SC em alerta

Outras cidades da região também estão em alerta devido ao alto volume de precipitação em 48 horas. É o caso de Balneário Gaivota, que registrou 237,2 milímetros de precipitação, Sombrio, com 234 milímetros, Jacinto Machado, com 204,8 milímetros e Araranguá, com 190,4 milímetros.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a frente fria deve provocar a continuidade de chuva nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, como o Oeste e o Sul. Com isso, nesses locais, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a vendavais, alagamentos e enxurradas pontuais.

Orientações da Defesa Civil de SC com relação à chuva intensa

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

* Informações Portal TNSul

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.