Praia de Jurerê tem mais de dois quilômetros alargados

Foto: Tiago Ghizoni/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

20/02/2024 - 14:02 - Atualizada em: 20/02/2024 - 14:55

Os trabalhos de ampliação da faixa de areia da praia de Jurerê, em Florianópolis, chegaram à parte Tradicional nesta semana, depois de 2,1 quilômetros de alargamento no lado internacional, concluídos em apenas três semanas. Neste novo trecho, o engordamento começou em frente à Associação de Pessoal da Caixa em Santa Catarina e vão seguir em direção a Jurerê Internacional (à oeste).

Para Jurerê Internacional ser totalmente alargada faltam apenas 60 metros, o que vai ocorrer ao final deste penúltimo trecho das obras. Também vale destacar que, a partir de agora, embora falte aumentar a faixa de areia de somente 1,28 dos 3,38 quilômetros de extensão do balneário, o trabalho vai demandar mais tempo.

Finalizando o engordamento de Jurerê Internacional, a obra partirá para o seu último trecho, voltando-se em definitivo à direção leste até aproximadamente uns 50 metros do costão de Jurerê Tradicional que faz divisa com Canajurê, que não será alargado por conta do Rio das Ostras.

“Essa obra em parceria com a Prefeitura de Florianópolis vai dar uma cara nova para esse trecho entre Jurerê e Canasveiras. Essa região é muito procurada no verão e necessitava dessa ampliação na faixa de areia. Estamos falando de insfraestrutura que resulta em mais turistas visitando o local, melhorando o turismo e a economia para a região e para o estado como um todo”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.

As obras contam com as devidas licenças ambientais provisória e de instalação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Elas representam um investimento de R$ 24,79 milhões, sendo que metade desse valor será pago pelo governo do Estado.