A Praia Central de Balneário Camboriú está totalmente própria para banho, conforme o relatório divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O índice de total balneabilidade nas análises regulares, que são feitas uma vez por semana, é inédito na temporada de verão desde 2022, de acordo com o histórico do IMA. A Praia Central chegou a registrar 100% dos pontos impróprios para banho, por ineficiência de esgoto.
Além da Praia Central, as praias de Laranjeiras, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras também estão próprias para os banhistas. Dos 15 pontos de coleta do IMA, apenas a Lagoa de Taquaras está imprópria.
“Estamos trabalhando nas melhorias da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), como a substituição das membranas da lagoa de aeração, e também já estamos licitando o tratamento preliminar. Ações que vão melhorar a eficiência da ETE e contribuir para que esses resultados na Praia Central sigam positivos”, afirmou o diretor-presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), Auri Pavoni.