As praças de uma cidade carregam registros da história que é contada ao longo dos anos pela população do município. Em Jaraguá do Sul, algumas estão anexas a outros espaços, enquanto outras são locais de encontros e confraternizações. Entre as belas paisagens e aconchegantes espaços, destacam-se as praças que homenageiam figuras históricas, relembrando personalidades importantes que contribuíram para o desenvolvimento e a identidade do local. Conheça algumas:
Praça Ângelo Piazera

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul
Localizada no coração de Jaraguá do Sul, a praça Ângelo Piazera é um ponto de encontro que conta parte da história do município. Inicialmente designada Praça da Bandeira, a praça recebeu nova denominação em 1959 para homenagear o Sr. Ângelo Piazera que doou as terras para a construção do prédio da administração municipal, a antiga prefeitura.
A empresa Pecher & Cia adquiriu as terras da Colônia Jaraguá, concedidas a Emílio Carlos Jourdan em 1895. Os sócios Ângelo Piazera, César Pereira de Souza e Francisco Tavares da Cunha Mello Sobrinho compraram o grande lote em outubro de 1907. Com o fim da sociedade, em 1916, Ângelo ficou com todas as terras. Piazera faleceu em 22 de março de 1927 e com isso foi realizado um desejo do empresário.

Foto: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul
Ainda em vida, Ângelo havia combinado com a mulher a doação de um terreno para a futura Jaraguá do Sul. No termo firmado no Registro de Imóveis 2ª circunscrição Bel. Hercílio da Conceição, Constância Piazera declarou que o imóvel era inalienável e não permutável. O lote que hoje ocupa a esquina da avenida Marechal Deodoro da Fonseca com a rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, e que se estende até a rua Reinoldo Rau, foi doado para a construção de uma sede para o município em 29 de agosto de 1927. A criação de um dos espaços públicos mais antigos da cidade foi condição para que a doação fosse feita.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul
Praça Expedicionário Hercílio Spézia
Nascido em Itajaí, Hercílio faleceu em 2013, deixando um enorme legado para Jaraguá do Sul. Ele morava no bairro Jaraguá Esquerdo, onde também fica a praça que homenageia a sua trajetória como veterano de guerra.
Spézia serviu no 14º Batalhão de Caçadores, de Florianópolis. Em 5 de maio de 1944, foi organizado o contingente de 274 pracinhas do Batalhão para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), embarcando para o Rio de Janeiro em três turmas, nos dias 11, 12 e 13 de maio.
Já o embarque para a Itália ocorreu em 22 de setembro de 1944. O soldado e combatente, pertencente ao 11º Regimento de Infantaria, participou de ações em Monte Castello e Collecchio. A Batalha de Monte Castello se arrastou por quase três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, e marcou a presença da FEB no conflito, libertando a região norte da Itália dos nazistas.
Foram seis ataques ao local, enfrentando as forças alemãs, temperaturas extremamente baixas e com grande número de baixas até a vitória. Em Monte Castello, Spézia viu muitos soldados brasileiros mortos, o que o impressionou bastante.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul
Já a Batalha de Collecchio ocorreu no final da guerra, de 26 a 27 de abril de 1945, em território italiano, tendo como combatentes integrantes da FEB contra as tropas alemãs. A ação dos brasileiros em Collecchio resultou na captura de 400 alemães, com 16 brasileiros feridos e um morto.
Em Collecchio, Spézia e seus companheiros sentiram todo o horror de um violento bombardeio alemão sobre as casas em que se abrigavam, muitas ficaram completamente destruídas.
Praça Paul Percy Harris (praça do Rotary)
O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, que tem como missão servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial. Atualmente, o Rotary está presente em 219 países, atuando por meio de mais de 36 mil Rotary Clubs, que juntos somam aproximadamente 1,2 milhão de voluntários.
No Brasil a organização conta com 2.332 Rotary Clubs e cerca de 50 mil associados, inclusive presente em Jaraguá do Sul. O Rotary promove ações e projetos nas áreas de saúde, assistência social, saneamento básico, conflitos, pobreza, meio ambiente e várias outras. As ações são voluntárias e sem fins lucrativos para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo, principalmente as mais necessitadas.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul
A contribuição social do Rotary é tão grande que a organização ganhou uma homenagem em Jaraguá do Sul. No centro da cidade fica a Praça Paul Percy Harris, uma homenagem ao advogado estadunidense fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary International.

Foto: Divulgação/Rotary
Ele estabeleceu o primeiro clube Rotary em 1905 em Chicago, e a organização cresceu rapidamente, espalhando-se para várias partes do mundo. Paul Harris faleceu em 1947, mas seu legado continua vivo através do trabalho realizado pelos rotarianos em todo o mundo.
Praça da Esplanada das Bandeiras

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul
Na área próxima à Scar e ao Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) no bairro Czerniewicz, fica a Praça da Esplanada das Bandeiras. O local não é uma homenagem a alguém específico, mas sim às pessoas que residem em Jaraguá do Sul e que são oriundas de praticamente todos os estados brasileiros. No espaço estão hasteadas as bandeiras dos 27 estados brasileiros, com destaque para Santa Catarina, além da bandeira do Brasil e de Jaraguá do Sul.
A obra começou em 2012, com a preparação do espaço para a pavimentação do estacionamento ao lado da Scar e a construção das sapatas para fixação dos mastros de 12 metros de altura que seguram as bandeiras. Hoje o espaço chama a atenção e homenageia pessoas dos mais variados lugares do Brasil.