A manhã de sábado (26) foi marcada por emoção e celebração da história da imigração húngara em Jaraguá do Sul, com a inauguração da Praça Húngara – Magyar tér, localizada na comunidade Santo Estêvão, no bairro Garibaldi. O evento contou com a presença de centenas de pessoas, incluindo autoridades e moradores, que acompanharam o desfile de entidades da comunidade húngara, dando início à solenidade.
O prefeito Jair Franzner recepcionou importantes figuras como o embaixador da Hungria, Miklós Halmai, a cônsul-geral Zsuzsanna László e o cônsul honorário de Jaraguá do Sul, Amauri Steinmacher, além do presidente da Associação Húngara de Jaraguá do Sul, Roberto Kitzberger, entre outras autoridades. A Praça Húngara, construída em um terreno de mais de 2 mil metros quadrados ao lado da Igreja Católica da comunidade, será um novo espaço de lazer e cultura, e já era utilizado pela comunidade para eventos festivos e religiosos.
O projeto da praça, assinado pelo arquiteto Argeu Alisson Steckling, da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, faz referências históricas à chegada dos húngaros à região. Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, o espaço atende a uma antiga reivindicação da comunidade húngara local, representada em sua arquitetura, com cores e painéis que remetem à bandeira da Hungria e do município.
Entre as autoridades presentes, o deputado estadual Antídio Lunelli destacou a importância do novo espaço para a preservação da cultura e das tradições húngaras, “estamos muito felizes com esta obra, parabéns a todos, é assim que se preserva a história das nossas famílias”, afirmou.
Inspiração e gratidão
A cônsul-geral Zsuzsanna László, em um discurso emocionado, expressou admiração por Jaraguá do Sul. “Estamos admirados, inspirados e gratos. Este lindo canto do Brasil é um prolongamento simbólico da nossa Pátria, a mais de 10 mil quilômetros de distância. Deus proteja os jaraguaenses”, disse.
O embaixador Miklós Halmai também ressaltou a beleza da cidade e a importância do novo espaço,”é uma grande honra estar aqui e acompanhar a inauguração deste espaço maravilhoso, agradeço a todos que tornaram este sonho possível”, frisou.
Cultura e memória: praça que homenageia os imigrantes húngaros será inaugurada neste sábado (26)
O prefeito Jair Franzner, em seu discurso de encerramento, destacou que a obra representa mais um capítulo na história de Jaraguá do Sul, homenageando os imigrantes húngaros que chegaram a região em 1891. “Este lugar, mais do que um espaço físico, é um testemunho da história e cultura e um reconhecimento ao legado dos imigrantes húngaros e seus descendentes”, afirmou.
A cerimônia contou ainda com apresentações culturais do grupo de danças húngaras Dunántú, homenagens, entrega de moção de agradecimento e bênção religiosa. O evento foi finalizado com o descerramento da placa inaugural e o corte da fita.
A praça e seus elementos
A Praça Húngara oferece uma série de estruturas voltadas ao lazer e cultura, incluindo uma academia ao ar livre, playground para crianças e um anfiteatro para apresentações. Além disso, o local conta com um memorial que homenageia as primeiras famílias húngaras que chegaram à cidade em 1891, e a tradicional Lança Húngara (Kopjafa), transferida da Praça do Colonizador para a Magyar tér.
Entre os elementos marcantes do novo espaço estão o “Portal dos Heróis”, inspirado no Castelo de Veszprém, na Hungria, e a Lança Húngara, um símbolo de coragem e força do imigrante. A praça também será integrada ao Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, com infraestrutura de apoio aos ciclistas, incluindo bicicletários, pontos de água e energia, além de uma estação para reparo de bicicletas.
Imigração húngara em Jaraguá do Sul é tema de pesquisa de doutorado de jaraguaense na Hungria
Outros atrativos incluem sanitários públicos, uma estação de hidratação e canteiros com painéis de vidro gravados que recontam a história da imigração húngara na região.