Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Potencial exportador catarinense

Foto: divulgação

Por: Editorial

20/10/2023 - 06:10

 

Santa Catarina possui uma característica socioeconômica peculiar, por sua diversificada gama de produtos e serviços, alto índice de desenvolvimento humano (IDH), destacada qualidade de vida e uma das melhores distribuição de renda do país. Além disso, o associativismo, o cooperativismo e o alto padrão tecnológico de seus produtos, completam os atributos desse Estado promissor.

Esse perfil sócio e economicamente diferenciado, para um Estado geograficamente pequeno, tem assegurado à Santa Catarina uma destacada participação nas exportações brasileiras. De acordo com recentes dados do Observatório Fiesc, de julho a setembro de 2023, foram exportados US$ 3 bilhões.

O valor representa uma queda de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, por conta de desaceleração econômica dos principais parceiros comerciais do estado, em especial os Estados Unidos, China, União Europeia e Argentina. Entretanto, historicamente os números são ascendentes e, associado a isso, novos mercados foram conquistados, sendo que os resultados se mostrarão mais à frente. Vale destacar que o governo catarinense vem investindo em infraestrutura viária e portuária, bem como, incentivando o setor produtivo.

Cabe agora, à instância Federal fazer sua parte, amparando e valorizando quem produz, gera empregos e divisas, ou, ao menos, não atrapalhando. E por falar em instância Federal, cabe a indagação: a que pé anda a Reforma Tributária encaminhada, com “senso de urgência” ao Senado em agosto desse ano? Se o Senado é, de fato, a Casa que representa a Federação, então já passou da hora de os Estados e Municípios se beneficiarem dessa tão esperada e urgente Reforma.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp