Por que neva em Santa Catarina? Saiba o que faz esse fenômeno raro acontecer

A localização da cidade favorece para que tenha neve | Foto: Portal da Cidade Urupema

Por: Priscila Horvat

14/08/2024 - 19:08 - Atualizada em: 20/08/2024 - 14:10

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Do calor das praias ao frio das montanhas: Santa Catarina, um estado tropical conhecido por suas pelas praias e ilhas, também pode se transformar em um lindo cenário de inverno. Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim. Os nomes dessas cidades fazem brilhar os olhos dos turistas amantes de frio que chegam à nossa Santa e Bela Catarina. E, além do frio, eles vêm em busca de algo mais: neve!

E a neve em Santa Catarina não é um fenômeno tão raro quanto se imagina! Apesar de sua localização tropical, o Brasil, conhecido por suas belas praias e clima quente, também pode se transformar em um verdadeiro cenário de inverno.

Isso acontece especialmente com Santa Catarina, que possui um clima subtropical que, sob certas condições, permite a incidência de neve, principalmente em cidades da região serrana, como as mencionadas acima.

Esses locais, elevados e expostos às correntes de ar frio que descem do Sul, criam um ambiente perfeito para a formação de neve durante o inverno. Quando a temperatura cai abaixo de zero grau Celsius e há umidade suficiente na atmosfera, a mágica acontece: a neve começa a cobrir a paisagem, transformando a região em um cenário digno dos cartões postais europeus.

A combinação de altitude, clima e a presença de sistemas meteorológicos específicos são os principais responsáveis por esse fenômeno raro e encantador. A explicação científica por trás da neve em Santa Catarina é um reflexo da complexidade e beleza dos padrões climáticos que moldam o nosso planeta.

 

Altitude

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a altitude é a grande responsável pelo fenômeno. “Essas cidades da serra catarinense são locais altos, que estão em torno 1400 metros de altitude, então a neve acaba sendo algo normal por conta do ar frio que vem do oceano através de um ciclone extratropical em combinação com o avanço de uma massa de ar polar”, revela o profissional.

“Por isso, nos meses de junho, julho e agosto pode sim ocorrer episódios de neve nessas áreas”.

Este fenômeno não é apenas uma curiosidade meteorológica; é uma parte importante da identidade regional. A neve em Santa Catarina traz um ar de festividade e uma sensação de inverno que muitos brasileiros só conhecem por meio de filmes e fotos.

E se a neve atrai os apaixonados pelo inverno, significa que o impacto econômico também é significativo, com turistas de todo o Brasil em busca das cidades serranas para viver a experiência única de ver a neve.

Para os moradores locais, a neve é uma oportunidade para celebrar e explorar as tradições de inverno, como a Festa Nacional da Maçã, que acontece em São Joaquim, e a Festa do Pinhão, em Lages, que ganham um charme especial com o cenário nevado.

Para os turistas “caçadores” de neve, o meteorologista dá a dica: “tem que ter altitude, a temperatura tem que estar próxima de zero grau em superfície, ter nebulosidade e chuva. Tudo isso junto é um indicativo de que pode ter neve”, entrega.

Se você ainda não teve a chance de vivenciar a neve em Santa Catarina, talvez seja hora de incluir esse destino em sua lista de desejos e experimentar a mágica desse inverno tropical!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp