Uma das principais ruas de Jaraguá do Sul recebe o nome de 25 de Julho. Talvez você já saiba – ou deduza – o motivo, mas vale a pena explicá-lo para quem está ‘perdido’.
A história começa lá em meados de 1864, quando a Princesa Isabel casou-se com o Conde d’Eu e ganhou um baita dote, que incluía essas terras em que moramos hoje.
Então, o engenheiro Emílio Carlos Jourdan foi designado para demarcar ’25 léguas quadradas’ e montou um verdadeiro time de craques, trazendo ferreiros, carpinteiros e até lavradores para botar a mão na massa e construir um engenho de cana-de-açúcar.
Peraí, que tem mais! Depois veio a turma europeia, alemães, italianos, húngaros, poloneses… Todo mundo resolveu dar um pulinho aqui. E olha, trouxeram na bagagem não só as malas, mas também a cultura, a comida e as tradições.
Pela incerteza da data em que Emílio chegou, decidiu-se que 25 de Julho seria o aniversário de Jaraguá do Sul, dia em que também são homenageados o imigrante e o colono. Faz sentido quando a gente para pra pensar na história, né?
(Há boatos de que o dia 25 foi escolhido pela coincidência com as léguas.)
Rua 25 de julho
Do ladinho do Centro, encontra-se o bairro Vila Nova, onde fica localizada a Rua 25 de julho. A via foi homenageada com o aniversário da cidade, sendo uma das principais ruas de Jaraguá do Sul. De acordo com o Google Maps, sua extensão é de 2,21 quilômetros, e demora cerca de 30 minutos para atravessar a rua completa caminhando. De carro, leva cerca de 4 a 5 minutos.
Jaraguá do Sul está sempre se reinventando, hoje a cidade é um polo industrial e empresarial de respeito. Inclusive, esta rua possui diversos empreendimentos importantes, além imóveis residenciais, já que muitos jaraguaenses optam por morar lá, por conta da excelente região.
Trecho da Rua 25 de julho.
Então é isso, galera! Jaraguá é muito mais do que uma cidade no mapa. É um lugar cheio de vida e histórias. Bora explorar cada cantinho e descobrir o que mais essa cidade incrível tem a nos oferecer.