Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Por que é importante castrar os nossos pets?

Divulgação

Por: OCP News Criciúma

25/05/2020 - 10:05

A castração é um procedimento cirúrgico que torna um animal de companhia, macho ou fêmea, incapaz de se reproduzir. Essas cirurgias são executadas por médicos veterinários, com o animal sob anestesia geral, sem que sinta alguma dor. Por que fazê-la é extremamente recomendável por ONGs de proteção animal?

“A castração é benéfica na causa animal porque, através dela, há o controle populacional de cães e gatos, além de proporcionar segurança, conforto e bem-estar ao animal”, informa a presidente da SOS Vira Lata, de Criciúma, Georgia Feltrin Rosa.

O ato ainda é importante para evitar que os pets fiquem propensos a alguns tipos de doenças. “Previne as doenças sexualmente transmissíveis, e no caso do cão o tumor venéreo transmissível (TVT), que é responsável pela disseminação do câncer nos animais. A castração impede o desenvolvimento de outros problemas de saúde, como piometra (infecção no útero em fêmeas), câncer no útero e nos ovários, e consegue reduzir as chances do animal ter câncer de próstata”, completa.

A castração ainda traz benefícios psicológicos aos animais de estimação. Um deles é o instinto do cão de urinar em todos os cantos da casa para marcar território, algo que tende a desaparecer. Quanto antes a castração acontecer, maiores as chances. “Outro benefício da castração é que ela acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que, geralmente, ocorrem por causa do cio”, destaca Georgia.

Dessa forma, cães e gatos castrados não têm mais o interesse de fugir de casa para buscar por cadelas e gatas no cio. Isso faz com que os riscos de morrerem atropelados, envenenados, ou simplesmente desaparecerem, diminuem muito.

“Com a redução da produção de hormônios sexuais, brigas entre machos de uma mesma casa também acabam sendo bem menos comuns, já que eles se tornam menos agitados e agressivos”, ressalta a presidente da SOS Vira-Lata.

O animal irá sentir dor?

Essas cirurgias são executadas por médicos veterinários, com o animal sob anestesia geral, momento durante o qual não irá sentir nenhuma dor. Deve ser realizada com o animal em jejum, onde o veterinário retira os órgãos reprodutivos (útero, ovários e tubas uterinas – em fêmeas; e testículos – em machos). Após o procedimento, o animal fica até 10 dias se recuperando em repouso, tomando a medicação indicada pelo profissional.

O mais recomendável é castrar antes do primeiro cio para, assim, evitar problemas futuros. Mas caso esse cio já tenha acontecido, ainda é importante castrar. “A castração prematura diminui consideravelmente o risco de a cadela desenvolver tumores de mama, previne doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas”, destaca Georgia.

Onde castrar o meu animal?

Em Criciúma, o Núcleo de Bem-Estar Animal, ligado à prefeitura, disponibiliza algumas vagas de castração gratuita por semana para as ONGs e protetores independentes castrarem animais em situação de rua e também para famílias com baixa renda (de até R$ 3.000,00).

A SOS Vira-lata também possui uma parceria com uma clínica veterinária para realizar castrações por preço social, acessível a todos. Basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] e tirar as dúvidas.

“Ao castrar um animal, você está salvando centenas ou milhares de outros, já que, na prática, você está impedindo que outros nasçam e acabem abandonados”, finaliza Georgia.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.