Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Por que damos ovos de chocolate na Páscoa? A história por trás da tradição mais doce do ano

Foto: lisette-harzing/Unsplash

Por: Milena Natali

10/04/2025 - 15:04 - Atualizada em: 10/04/2025 - 15:43

Todo ano é assim nesta época do ano: áreas de mercados e lojas especializadas se transformam em túneis de ovos de chocolate pendurados no alto e expostos em muitas prateleiras. Crianças com olhos brilhando ao ver tudo isso e adultos também lembrando de sua infância da hora de ganhar aquele doce. Mas você já se perguntou por que exatamente damos ovos de chocolate na Páscoa? A gente do OCP te conta, com cacau, açúcar, afeto e um toque de história.

Antes do chocolate, os ovos da Páscoa eram literalmente, ovos! Sim, de galinha mesmo. Na antiguidade, eles eram pintados à mão e usados como símbolo de renascimento e fertilidade, representando a chegada da primavera no hemisfério Norte.

Foto: Rebekka D/Pixabay

Povos como os persas, egípcios e romanos já tinham o costume de trocar ovos como sinal de bons augúrios muito antes da “era do coelhinho”. Com o tempo, a tradição foi adotada por cristãos, que associaram o símbolo do ovo à ressurreição de Cristo, celebrada na Páscoa.

Lá pelo século 18 é que a “coisa” ficou mais saborosa, quando o chocolate entrou na história. Na França e na Alemanha, confeiteiros decidiram inovar e começaram a produzir ovos comestíveis, feitos de cacau, açúcar e leite. A ideia deu tão certo que não demorou muito para a moda adoçar o resto da Europa, e depois o mundo todo. E cá entre nós, muito mais legal ganhar um ovo trufado do que um ovo cozido, né?

Foto: chandlervid85/Freepik

Curiosidade que vale um bombom:

  • O maior ovo de Páscoa de chocolate já feito no mundo foi em 2011, na Itália. Ele media 10 metros de altura e pesava 7.200 kg. Imagina a barra de chocolate que sobrou disso tudo!

Afinal, por que a gente continua dando ovos? Porque a tradição pegou, é gostoso, simbólico, e claro, tem chocolate envolvido. O ato de presentear com ovos representa afeto, renovação e aquele carinho gostoso que só o chocolate sabe entregar.

Seja trufado, ao leite, meio amargo, branco, vegano ou com recheio de colher, o ovo de chocolate virou muito mais do que um mimo, virou ícone cultural associado a essa data. E aí, já escolheu o seu? Ou ainda está se fazendo de difícil esperando aquela promoção de última hora?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.