Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Por que alguns brasileiros ainda conseguem acessar o X? Entenda

Foto: Reprodução X

Por: Claudio Costa

01/09/2024 - 14:09 - Atualizada em: 01/09/2024 - 14:27

Cumprindo uma decisão judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a rede social X (antigo Twitter) foi bloqueada no país na madrugada do sábado (31).

Embora a Anatel e a Conexis Brasil Digital, proprietária das maiores redes de telefonia do país, tenham acatado à decisão, muitos usuários ainda seguem usando a rede. Como isso é possível?

Na verdade, a reposta é bem simples. Enquanto as grandes companhias telefônicas como Oi, Vivo e Claro rapidamente obedeceram, redes locais menores podem enfrentar dificuldades técnicas ou logísticas para tal, resultando na possibilidade de acesso de seus clientes, principalmente via WiFi.

É a primeira vez que a Anatel se vê obrigada a notificar empresas de telefonia de um bloqueio deste tamanho, ou seja, em escala nacional, o que ajuda a explicar a demora.

Espera-se que, até o final do domingo (1º), todas as operadoras, incluindo as pequenas, já tenham bloqueado a rede social em todo o país.

Muitos usuários estão aproveitando a possibilidade de acesso para brincar com a situação, fazendo memes,

com o característico bom humor dos brasileiros. Vale lembrar que o uso de VPN para acessar a rede é proibido, sujeito a multa de R$ 50 mil para quem descumprir.

O bloqueio ao X deve continuar até que Elon Musk, dono da empresa, aponte um representante legal para o Brasil, o que é requerido para todas as companhias estrangeiras que funcionem no país, e pague as multas que a plataforma acumula.

A Starlink, também do empresário, teve as contas bancárias bloqueadas nos últimos dias como forma de incentivo para o pagamento das multas.

*Com informações de Canaltech.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital e pós-graduando em inteligência artificial.