Pontes de Florianópolis são seguras, mas exigem manutenção

MPSC e Governo de SC realizaram vistoria nas estruturas das pontes | Foto: Divulgação/PMSC

Por: OCP News Florianópolis

28/06/2024 - 11:06

As pontes que ligam a Ilha de Santa Catarina à área continental de Florianópolis não apresentam riscos de colapso estrutural, mas carecem de urgente manutenção em vários aspectos. Durante uma vistoria organizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta quinta-feira (27), por meio da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, a Secretaria de Estado da Infraestrutura assumiu o compromisso de resolver as principais questões identificadas, entre elas a restauração dos blocos de sustentação das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo e a retirada das placas de concreto que estão sendo projetadas ao mar.

O titular da 30ª PJ da Capital, Promotor de Justiça Daniel Paladino, se diz otimista em relação à promessa do Governo do Estado de resolver as questões levantadas com celeridade, mas de forma plena e efetiva. Segundo Paladino, no decorrer da vistoria estrutural, feita com o auxílio de duas embarcações da Polícia Militar Ambiental, ficou evidente a necessidade de revitalização dos blocos e de remoção completa das placas de concreto que estão caindo, uma das cobranças já feitas pelo MP. Ainda, com o suporte do Centro de Apoio Operacional Técnico, foram avaliadas as condições de acessibilidade na passarela de pedestres da ponte Pedro Ivo.

“Infelizmente, os atuais problemas encontrados nas pontes são resultado de mais de 35 anos de falta de manutenção. Temos problemas sérios detectados nos blocos de sustentação, sendo que cinco deles já foram resolvidos por força de uma ação judicial movida pela 30ª PJ da Capital, mas temos outros 11 blocos que precisam desse reparo imediato. Recebemos o compromisso do Governo do Estado, por meio do Secretário da Infraestrutura, Jerry Comper, de que esses trabalhos são prioridades de governo. Por isso, neste segundo semestre de 2024, esperamos aqui um grande canteiro de obras”, disse.

Além do Promotor de Justiça Daniel Paladino e do Secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, participaram da ação o Secretário Municipal de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Kita Xavier, o diretor da Casan, Joel Horstmann, além de representantes do Conselho de Desenvolvimento da Grande Florianópolis, do Conselho de Segurança do Centro da Capital, da Câmara de Dirigentes Lojistas, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Celesc.

“O governador Jorginho Mello determinou prioridade na questão das pontes. É isso que estamos fazendo” explicou o secretário Jerry Comper, salientando que o processo de autorização para que a Casan instale uma nova adutora, para abastecer a ilha de água potável, na Ponte Pedro Ivo Campos, está concluído e já foi enviado à Casan, que fará o devido processo licitatório.

Blocos de sustentação

Jerry Comper também informou que está em elaboração o anteprojeto para a revitalização de 12 dos 18 blocos de sustentação das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. Seis deles já foram restaurados.

“A previsão de finalização do anteprojeto, no sistema RDCI (que é mais rápido), é até o final do ano. Uma vez vencida essa etapa, a SIE já vai entrar na fase para licitar e contratar a obra,” explicou o titular da Infraestrutura do Estado, acrescentando que, se tudo correr bem, as obras nos blocos de sustentação começam até meados de 2025.

Remoção das placas da passarela

A empresa vencedora da licitação foi inabilitada pela SIE porque o CREA-SC suspendeu a CAT – Certidão de Acervo Técnico – da companhia. Esse certificado é exigência legal para empresas serem contratadas pelo poder público.

A segunda colocada no certame licitatório para esta obra já enviou sua documentação, que está sob análise da área técnica da SIE.

“Atendendo todos os critérios do processo licitatório, já está autorizada a homologação e a contratação,” detalhou Jerry Comper.

 

Notícias no celular

Whatsapp