Ponte que liga dois bairros é inaugurada em Joinville

Foto: divulgação

Por: Luana Maia

08/07/2024 - 12:07 - Atualizada em: 08/07/2024 - 12:43

O dia 5 de julho de 2024 marca a data em que dois bairros de Joinville ficaram mais próximos. Inaugurada na sexta-feira, a Ponte Albertinho Bornschein, sobre o Rio Cachoeira, liga as ruas Dr. Plácido Olímpio Oliveira, no Bucarein, e Aubé, no bairro Boa Vista.

Segundo o prefeito de Joinville, Adriano Silva, é uma obra que fará com que as pessoas possam chegar mais cedo em casa, para passarem mais tempo com a família, ou se deslocarem com mais tranquilidade para o trabalho.

“Ela com certeza vai ajudar muito a mobilidade, principalmente de quem mora na Zona Leste da cidade, como o Boa Vista e Comasa. Será muito mais fácil chegar nesses bairros, porque não será mais preciso passar pelo Centro da cidade”, afirma o prefeito.

Foto: divulgação

A ponte tem 118 metros de comprimento e 13 metros de largura, a estrutura tem duas pistas para carros e o tráfego será em mão dupla. Nas duas laterais, há calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas. Um diferencial da obra é o espaço livre para a passagem de embarcações sob a ponte, que é de 16 metros de largura por 6,6 metros de altura.

A obra foi executada pelo consórcio formado pela Itaúba Incorporações e Construções Ltda e a Empreiteira de Mão de Obra Adrimar Ltda, sob supervisão da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra). O investimento foi de R$ 12.974.426,73.

“O desafio de fazer uma obra desse porte foi muito grande. E se não fosse o apoio da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), da Procuradoria do Município e da equipe da Seinfra, esse sonho não seria realizado”, pontua o diretor executivo da Seinfra, Paulo Mendes Castro.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá, também destacou o grande empenho da Seinfra na construção da Ponte Albertinho Bornschein.

“São pessoas extremamente comprometidas que levam a sério o lema que estabelecemos na Seinfra: que sem um controle rigoroso das obras e sem objetivos não chegamos a resultados. E nesses últimos três anos e meio tivemos uma série de resultados. Muitas obras entregues e com qualidade”, diz o secretário.

A aposentada Maristela Dolores Ferreira comemorou a obra. “Essa ponte será muito útil. Joinville precisa muito de obras assim, inovadoras e que fazem a cidade crescer”, elogia Maristela.

Ponte homenageia empreendedor joinvilense

A denominação da ponte é uma homenagem ao empreendedor Albertinho Bornschein que foi anunciada há 24 anos pelo então prefeito Luiz Henrique da Silveira. Em 2024, um Projeto de Lei de autoria do vereador Maurício Peixer, que foi assinado por 14 vereadores para denominar a ponte, foi aprovado na Câmara de Vereadores. Após a aprovação pelo Legislativo, a Lei 9.612/2024 foi sancionada pelo prefeito Adriano Silva.

Filhos e netos de Albertinho participaram da cerimônia de inauguração da ponte e foram agraciados com uma foto da ponte finalizada. Em 2000, Luiz Henrique havia entregue para a família Bornschein o pré-projeto arquitetônico da ponte, com a indicação do nome.

Foto: divulgação

Notícias no celular

Whatsapp