Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ponte no trecho estadual da BR-280, entre Jaraguá e Guaramirim, é inaugurada com a presença do governador

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

21/02/2025 - 19:02 - Atualizada em: 21/02/2025 - 19:55

Na tarde desta sexta-feira (21), foi inaugurada oficialmente a Ponte Eduardo Ferreira Horn (Ponte do Portal), localizada no limite de Jaraguá do Sul e Guaramirim, no trecho estadualizado da BR-280.

O ato contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL) e outras autoridades, entre elas o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, deputados estaduais Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Antídio Lunelli (MDB) e Maurício Peixer (PL), vice-prefeito de Jaraguá do Sul, João Pereira (PSDB), representando o prefeito Jair Franzner (MDB), presidente do Legislativo jaraguaense, Luís Fernando Almeida (MDB), prefeito de Guaramirim, Adriano Zimmermann (PL) e o vice, Dênis Lunelli, prefeito de Schroeder, Jair Bridaroli (PL), prefeito de Corupá, Nininho Eipper (Novo), e a presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Caroline Obenaus Cani.

“Estamos entregando uma belíssima obra, com o aval dos nossos deputados. Uma ponte que vai dar mobilidade para esta região que produz, gera emprego e renda, uma região que nos orgulha”, afirmou o governador, destacando que a obra faz parte de um pacote de seis projetos na região dentro do Programa Estrada Boa.

Governador destacou importância da ponte para a mobilidade na região | Foto: Fábio Junkes

“Estamos entregando uma belíssima obra, com o aval dos nossos deputados. Uma ponte que vai dar mobilidade para esta região que produz, gera emprego e renda, uma região que nos orgulha”, afirmou o governador, destacando que a obra faz parte de um pacote de seis projetos na região dentro do Programa Estrada Boa.

Na ocasião, também foi realizada a abertura do tráfego na passagem inferior da estrutura. Na parte superior o trânsito já estava liberado desde outubro do ano passado. A construção dessa ponte é uma das etapas mais importantes do projeto de duplicação do trecho estadual da BR-280, que compreende um trecho de 9,3 quilômetros e inclui sete obras de artes entre viadutos, elevados e travessias. Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, os investimentos somente na ponte ultrapassam os R$ 9 milhões.

Foto: Fábio Junkes

 

Na ocasião também foi realizada a abertura do tráfego na passagem inferior da estrutura | Foto: Fábio Junkes

“A obra de duplicação é uma das mais esperadas por todos nós aqui da região. Um desejo de várias instituições, que culminou com a abertura dessa ponte e o tráfego livre entre as duas cidades. Uma vitória que merece ser celebrada”, destacou Dr. Vicente.

O prefeito Adriano Zimmermann, afirmou que a inauguração da ponte é a obra mais emblemática de ligação entre Jaraguá e Guaramirim. “Antes, levávamos uma eternidade para ir e voltar de Jaraguá, especialmente nos horários de pico. Hoje, chegamos em 10 minutos. Agradecemos ao governador Jorginho Mello, à coordenadora da região Norte do Deinfra, Andréa Roveda, e à Associação Empresarial de Guaramirim por viabilizarem essa obra, que era um pedido antigo da comunidade. O governo do Jorginho ficará marcado por essa entrega”.

Trânsito na parte superior da estrutura já havia sido liberado em outubro de 2024 | Foto: Fábio Junkes

 

Acijs destaca importância da obra para o desenvolvimento regional

A presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Caroline Obenaus Cani, reiterou a importância da Ponte Eduardo Ferreira Horn no projeto de duplicação do trecho estadualizado da BR-280. “Este ponto da rodovia, justamente no limite entre Jaraguá e Guaramirim, representava um gargalo na mobilidade regional que agora tem uma solução. É uma das principais rotas de ligação das comunidades e de entrada e saída de produtos. Há um impacto na atividade das empresas, mas também mais segurança aos usuários que utilizam diariamente esta travessia”, disse.

Caroline destacou que a classe empresarial tem se empenhado, junto a outras entidades e com o poder público, para que os pleitos regionais sejam atendidos. “O setor produtivo atua em parceria, somando forças para que tenhamos um ambiente de negócios favorável, que gere mais desenvolvimento e melhor qualidade de vida. Com sustentabilidade econômica e social, a comunidade sempre sai ganhando”, completou.

A diretoria da Acijs também enalteceu a homenagem ao ex-presidente da entidade, Eduardo Ferreira Horn, um dos primeiros empresários a defender a duplicação da rodovia. Por sugestão da entidade, o nome do líder empresarial foi apresentado aos deputados Antídio Lunelli e Vicente Caropreso que, em conjunto, aprovaram em projeto de lei a denominação oficial da Ponte.

Inauguração de ginásio

Depois da inauguração da ponte, o governador Jorginho Mello participou da inauguração do ginásio de esportes da Escola Estadual Alvino Tribess, no Bairro Vieiras, em Jaraguá do Sul. A conquista foi comemorada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, que articulou junto ao governo do Estado a execução da obra.

“Era a única escola estadual do município sem quadra de esporte coberta. Deu muito trabalho, foram inúmeras reuniões com equipes de quatro governadores, e muita burocracia foi derrubada para ver essa obra pronta, para a alegria dos alunos. Sensação do dever cumprido, mais uma obra que nosso mandato tirou do papel. Orgulho em fazer parte dessa conquista junto com a comunidade escolar,” destacou o parlamentar.

O governo de Santa Catarina investiu mais de R$ 3 milhões na nova estrutura, que possui 1,1 mil metros quadrados de área construída, com quadra poliesportiva, vestiários, banheiros e estrutura de arquibancada.

Homenagem a Annita Ziehlsdorf

A nova quadra recebeu o nome de Annita Ziehlsdorf, em homenagem à agricultora e personalidade reconhecida por suas ações em prol da comunidade. A homenagem foi oficializada pela Lei 18.967, de autoria do Dr. Vicente Caropreso. Dona Annita, que faleceu em fevereiro de 2010, aos 80 anos, era conhecida por seu espírito conciliador, sua habilidade de aconselhar e sua disposição em ajudar as pessoas. Ela tinha muito apreço por esportes, especialmente futebol, vôlei e corridas de Fórmula 1.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.