A Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, organizou uma dinâmica especial de trânsito destinada aos motoristas de transporte por aplicativo durante o Carnaval de Florianópolis. O projeto, de caráter experimental, vai permitir a circulação destes automóveis sobre a Ponte Hercílio Luz nos dias 13 e 14 de fevereiro, facilitando a conexão entre Continente e a área insular da cidade.
Geralmente o acesso é permitido nestes dias somente aos veículos do transporte coletivo, de emergência e táxis. A abertura destinada aos veículos de transporte por aplicativo será limitada a 1 mil motoristas, mediante cadastro prévio e preenchimento das vagas por ordem de inscrição, desde que cumpridos alguns requisitos.
Para solicitar a liberação especial, o motorista precisa comprovar estar regularmente cadastrado em plataformas de transporte por aplicativo; a realização mínima de cinco mil corridas, podendo ser a quantidade somada entre uma ou mais plataformas; além de possuir licenciamento e documentação veicular válidos.
As inscrições poderão ser feitas a partir desta quinta-feira, 05, até segunda, 09 de fevereiro, através do link. Os veículos devidamente credenciados e aprovados depois da conferência de informações deverão portar selo oficial de identificação, o qual deverá ser afixado no para-brisa dianteiro e no para-brisa traseiro do veículo.
Para isso, um selo especial será disponibilizado pelo município. O item possui caráter pessoal e intransferível, sendo vedada sua utilização em veículo diverso daquele cadastrado. O local, a data e os procedimentos para a retirada do selo oficial serão previamente divulgados no site oficial da Prefeitura e nos demais canais oficiais de comunicação.
“Essa é uma proposta que tem como principal objetivo o aprimoramento da mobilidade durante esse evento que movimenta toda a cidade. É um período de grande circulação de pessoas, com aumento na demanda pelas mais diversas opções de transporte, incluindo os carros de aplicativo, que aparecem como aliados nestas ocasiões também”, reforça o prefeito da Capital, Topázio Neto.
A participação neste cadastro não gera direito adquirido, tratando-se de procedimento em caráter experimental, o qual poderá ser alterado, suspenso ou encerrado a qualquer tempo, conforme avaliação da Administração Pública.