O trânsito na Ponte do Portal, sobre o Rio Itapocuzinho, no limite entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, foi parcialmente liberado na manhã desta segunda-feira (21). O tráfego de veículos está fluindo na faixa da direita, no sentido Guaramirim. No sentido contrário também foi liberada uma pista.
A estrutura tem 65 metros de comprimento por 12 metros de largura e faz parte das obras de duplicação da BR-280. Ela está localizada no trecho estadualizado da rodovia e, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), a previsão para conclusão dos trabalhos está prevista para novembro, conforme havia sido anunciado anteriormente pelo secretário da pasta, Jerry Comper. No entanto, conforme a assessoria, “obras públicas de grande porte sempre dependem das condições climáticas e caso a região seja atingida por uma temporada de chuvas constantes o cronograma de entrega poderá ser prorrogado”.
As equipes da SIE também trabalham na construção de uma passagem sob a pista para os veículos que trafegam em direção aos bairros Recanto Feliz e Amizade. Serviços complementares de implantação de acostamento, pavimentação de calçadas e de área compartilhada de ciclistas e pedestres, entre outras melhorias, estão em fase final. O investimento na construção da ponte está orçado em R$ 9 milhões.
Homenagem a ex-presidente da Acijs
A ponte receberá o nome do empresário Eduardo Ferreira Horn. Ex-presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Horn faleceu em 2008, aos 50 anos de idade. A sugestão da homenagem surgiu da classe empresarial do município e o projeto de indicação do nome tramita na Assembleia Legislativa, por iniciativa dos deputados estaduais Antídio Lunelli (MDB) e Vicente Caropreso (PSDB).