Imagens circulando nas redes sociais nesta terça-feira (11) mostram os resultados de um despejo ilegal de substâncias químicas em um rio de Joinville, deixando as águas em um forte tom de azul. O rio fica na rua Agostinho dos Santos, no bairro Comasa, Zona Leste da cidade.
É o segundo caso em apenas três dias de rios com coloração anormal na cidade. No último sábado (8), um rio do bairro Jardim Sofia ficou roxo e os moradores denunciaram poluição.
A Prefeitura de Joinville afirmou, em nota, que um fiscal da Secretaria de Meio Ambiente foi até o local, mas não foi possível identificar a origem do produto. Confira a íntegra:
“A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Joinville foi informada sobre essa situação no bairro Comasa por postagem nas redes sociais e pela imprensa. Imediatamente um fiscal foi até o local e percorreu o leito do rio para tentar identificar o local exato da coloração, mas ela não foi encontrada.
Situações como essa revelam a necessidade da população, assim que presenciar situações como essa, fazer a notificação pelos canais oficiais da Prefeitura de Joinville, inclusive indicando endereço e ponto de referência para que a fiscalização possa fazer a identificação.
Apenas com a identificação é possível iniciar investigação para apurar as responsabilidades, visto que os casos podem ser enquadrados como crime ambiental”.