Polícia Civil emite alerta para golpes em compras online

Foto: R7.

Por: Elissandro Sutil

25/06/2021 - 13:06 - Atualizada em: 25/06/2021 - 13:59

A internet facilitou diversas atividades do cotidiano das pessoas, como comprar alimentos, roupas, equipamentos tecnológicos entre outras coisas. Mas existem pessoas mal intencionadas que aplicam golpes através dos sites de compras.

Nesta sexta-feira (25) a Polícia Civil de Santa Catarina publicou seis dicas para as pessoas que compram produtos online.

  • Desconfie de ofertas fora dos valores de mercado

Não se deixe levar por ofertas imperdíveis. É recomendável acompanhar os preços de mercado.

  • Nunca acesse links em páginas diferentes daquelas que pretende comprar

Anúncios podem direcionar a páginas falsas. Sempre acesse o site oficial da loja do anúncio em outra página do navegador, nunca acesse pelo link do anúncio.

  • Nunca acesse ofertas através de e-mails recebidos

E-mails de ofertas de produtos, que redirecionam o cliente para uma página falsa, geram boleto, e o pagamento vai para a conta do golpista. Acesse ofertas da página oficial do anunciante, nunca pelo link enviado no e-mail.

  • Preste atenção no link da página

Páginas oficiais possuem o nome da loja mais a extensão “.com.br”. Páginas falsas podem ter o mesmo nome, mas a extensão será diferente, exemplo “www.nomedaloja.net”; “www.nomedaloja.org”. Preste atenção na extensão.

  • Verifique se o site oferece conexão segura

Sites oficiais possuem dados codificados, que aparece um cadeado no canto superior esquerdo da página indicando se é seguro ou não. Páginas falsas geralmente, não possuem este tipo de segurança.

  • Aplicativos

Utilize aplicativos oficiais de compras das lojas disponíveis na loja oficial de aplicativos do seu aparelho.

*Com informações de assessoria de imprensa.