Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Plano de Ação Frio Intenso mobiliza Assistência Social de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

14/06/2023 - 14:06 - Atualizada em: 14/06/2023 - 14:12

Até o fim de agosto deste ano, equipes da Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul já colocam em prática o Plano de Ação Frio Intenso. O objetivo do trabalho é atender pessoas em situação de rua durante o período de temperaturas mais baixas. a gerente da Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Daniele Giovanela explica como é a dinâmica deste trabalho. “Nosso plano de ação foi estabelecido para ocorrer o período de 31 de maio a 30 de agosto deste ano. Contudo, nada impede, caso haja alguma situação climática extrema de ampliarmos este prazo”, argumenta.

Um dos procedimentos deste plano de ação é a busca ativa realizada por equipes do Serviço de Abordagem Social que vão a campo durante o período matutino e vespertino nos dias com previsão de tempo abaixo de 12 graus ou de chuva intensa. “O objetivo da busca ativa é realizar o mapeamento do território, identificando a incidência de Pessoas em Situação de Rua, sensibilizando os usuários para o perigo de permanecer sob temperaturas abaixo de dez graus, visando a sua saída das ruas no período de temperaturas mais baixas, garantindo a sua segurança e bem estar”, afirma Daniele. “No período noturno também costumamos solicitar apoio do cuidador da Casa de Passagem neste trabalho ”, completa.

O plano de ação da Assistência Social também conta com parceria da Polícia Militar e dos Bombeiros Voluntários. “Solicitamos apoio dos policiais quando estiverem efetuando suas rotinas e encontrarem pessoas em situação de rua que necessitem acolhimento para que comuniquem o Plantão da Abordagem Social, por meio do número 99930-1247, principalmente após as 22 horas”,

Já os bombeiros são acionados quando a pessoa abordada apresenta problemas como estar alcoolizado ou apresentar alteração de consciência ,entre outros problemas de saúde, para que a pessoa seja acolhida em ambiente hospitalar e, caso necessário, possa ser encaminhado na sequência, para abrigo na Casa de Passagem, no bairro Chico de Paulo, ou para o Abrigo Provisório no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Nova Brasília.

Procedimentos – O Plano de Ação de Frio Intenso prevê ainda alguns procedimentos e orientações voltados às equipes de trabalho da Assistência Social no que se refere ao acolhimento, higiene pessoal e alimentação dessas pessoas que deverão ser adotados tanto no Creas como na Casa de Passagem.

Segundo a gerente de Alta Complexidade e responsável pelos Abrigos Institucionais da Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Vane Duarte, foram abertas em caráter de emergência mais 12 vagas para pernoite na Casa de Passagem e mais 10 no Serviço de Abordagem do Creas.

A secretária de Assistência Social e Habitação do Município, Níura Demarchi, também destacou a importância deste trabalho. “Já adquirimos uma quantidade expressiva de cobertores, alimentos e inclusive colchões. Tudo para dar proteção a essas pessoas que por ventura estejam nessa condição de vulnerabilidade aqui no espaço de rua, dentro do território do nosso município”, adiantou. “Sabemos que estão previstas temperaturas mais baixas nas próximas semanas, que poderão abaixo de 15 graus. Uma pessoa exposta a chuva e ao frio pode sofrer de hipotermia, vindo a ter problemas sérios de saúde, inclusive com risco de morte e não é o que nós queremos. Por isso, já temos um trabalho montado para evitar este tipo de situação”, assegurou Níura.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).