Um agricultor de Santa Catarina surpreendeu ao colher uma pitaya gigante de 2,3 quilos em Jacinto Machado, no Sul do estado. A fruta foi retirada do pé em 7 de maio, após meses de cuidados por parte de Domingos Casagrande, o produtor responsável pelo feito.
O processo começou com a semeadura da pitaya em um balde. Entre as mudas que cresceram, uma se destacou pela robustez de sua haste, de acordo com Domingos. Posteriormente, ela foi transplantada para a lavoura do agricultor, onde se desenvolveu.
“A colheita ocorreu junto com as outras frutas do pomar. Agora ela está guardada dentro de casa”, relatou o produtor.
No ano anterior, a mesma planta já havia produzido frutos maiores que o habitual. Entretanto, neste ano, para surpresa de Domingos, apenas uma florada deu origem a essa fruta gigante.
Após aproximadamente 15 dias da polinização, o tamanho incomum da fruta já era visível. Medidas adicionais foram tomadas para garantir que a planta suportasse o peso da pitaya em crescimento, incluindo o reforço da haste onde ela se formou.
Agora, Domingos está ansioso para explorar melhor essa fruta gigante. Ele planeja deixá-la amadurecer completamente para extrair suas sementes e realizar experimentos futuros.
“Não tenho planos de vendê-la. Pretendo experimentar seu sabor e observar seu comportamento como fruta”, afirmou o produtor. Ele planeja cultivar as sementes extraídas e observar seu desenvolvimento nos próximos anos, repetindo a experiência bem-sucedida que teve com a planta há quatro anos.