Pilates auxilia na qualidade de vida dos idosos jaraguaenses

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

08/12/2023 - 14:12 - Atualizada em: 08/12/2023 - 15:24

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, promoveu um encontro com os idosos integrantes dos cinco grupos praticantes das aulas de pilates.

O encontro ocorreu na última quarta-feira (7) e foi um momento de integração e congraçamento entre as turmas. A aposentada Terezinha Marthendal, 74 anos, completou o primeiro ano participando das atividades. Ela conta que trabalhou até os 72 anos e teve que parar por causa da pandemia. Desde então, se sentia solitária, até que uma amiga a convidou para fazer parte de uma das turma de pilates. “Eu me sentia um peixe fora d’água, já não tinha forças nem para levantar os braços. E hoje minha disposição mudou, me sinto viva e mais feliz”, comemora. “E peço para que os idosos não fiquem só em casa, venham para cá (ao Centro de Convivência), pois além de praticar exercícios há muita interação e fazemos muitos amigos”, disse.

Foto: Divulgação/PMJS

A professora de Educação Física Giovana Atanásio Stein explica que o objetiv da prática de pilates é justamente proporcionar mais qualidade de vida aos idosos, já que os exercícios fortalecem a musculatura, dando mais autonomia ao praticantes. “Para o idoso ser funcional precisa de uma musculatura forte e um corpo saudável também melhora o psicológico deles”, explica.

As aulas de pilates no Centro de Convivência ocorrem de segunda a quinta com horários às 14h e 15h30.

Notícias no celular

Whatsapp