Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

PF desarticula esquema de tráfico de cerca de 70 mulheres de SC para Irlanda

Foto: Divulgação/PF

Por: Ewaldo Willerding Neto

03/09/2025 - 09:09 - Atualizada em: 03/09/2025 - 09:45

A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira (3), a Operação Cassandra, para desarticular uma organização criminosa transnacional suspeita de traficar cerca de 70 mulheres para fins de exploração sexual em Santa Catarina e mais seis estados nesta quarta-feira (3).

Seis mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão foram cumpridos em Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Camboriú. Os crimes são de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, rufianismo, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes tributários.

A ação é realizada em cooperação internacional com a Europol e a Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda, que simultaneamente deflagrou a Operation Rhyolite, voltada a apurar crimes praticados pelo mesmo grupo criminoso naquele país.

Foto: Divulgação/PF

No Brasil, foram mobilizados 120 policiais federais e sete servidores da Receita Federal, para dar cumprimento a cinco mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. Além dos mandados, a Justiça Federal também decretou 13 medidas restritivas de direitos

Na Irlanda, estão sendo cumpridas três prisões e diversos mandados de busca e apreensão em residências de investigados e estabelecimentos ligados à organização criminosa.

As investigações apontam que o grupo criminoso atua desde 2017, sendo especializado no tráfico internacional de mulheres para exploração sexual, exercendo rígido controle sobre as vítimas. Até o momento, foram identificadas cerca de 70 mulheres exploradas. Para ocultar e usufruir os altos ganhos ilegais, o grupo criminoso empregava diferentes mecanismos de lavagem de dinheiro, fraudes documentais e crimes financeiros.

Foto: Divulgação/PF

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, rufianismo, lavagem de dinheiro, falsidade documental, crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes contra a ordem tributária.

Relação das Cidades com Mandados de Prisão (MPP) e Mandados de Busca e apreensão (MBA) no Brasil

Santa Catarina

  • Florianópolis: 7 MBA e 1 MPP
  • São José: 7 MBA e 3 MPP
  • Camboriú: 1 MBA e 1 MPP
  • Biguaçu: 2 MBA e 1 MPP
  • Palhoça: 5 MBA

São Paulo

  • São Paulo: 1 MBA
  • Franca: 1 MBA
  • Baruerí: 1 MBA

Rio de Janeiro

  • Rio de Janeiro: 2 MBA e 1 MPP

Paraná

  • Curitiba: 1 MBA

Mato Grosso

  • Cuiabá: 1 MBA

Minas Gerais

  • Belo Horizonte: 1 MBA

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.