Pets de Florianópolis podem ter carteiras de identidade; saiba como fazer

Foto: Divulgação/CMF

Por: OCP News Florianópolis

25/03/2024 - 16:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 23:44

Agora, os pets podem ter o próprio documento de identidade! Através do Registro Geral Animal (RGA), a Câmara Municipal de Florianópolis fornece uma carteirinha que contém nome, espécie, idade, sexo, raça, e gera um número de identificação único para o cão ou gato, colocado em sua coleirinha.

Para maior segurança do pet cadastrado, os dados do tutor também são armazenados, como nome completo, RG, CPF, endereço e telefone de contato.

Por meio do documento timbrado e numerado, a ação tem como propósito encontrar cães e gatos perdidos, atropelados, abandonados ou vítimas de violência, localizando o responsável através do número do microchip ou do RGA em sua coleira. Além disso, o documento serve como uma ferramenta capaz de facilitar viagens intermunicipais, sendo um banco de dados fundamental à Prefeitura de Florianópolis, que auxilia no reforço da contagem da quantidade de cães e gatos na cidade, formulando políticas públicas de proteção e bem-estar animal, como castração e campanhas de vacinação.

O serviço está disponível de segunda à sexta, das 13h às 19h, na Câmara Municipal, em anexo ao Balcão da Cidadania, localizado na Rua Anita Garibaldi, N° 35, no Centro de Florianópolis.

Para receber a carteirinha na hora, o tutor ou responsável pelo cão ou gato deverá comparecer na Câmara de Vereadores e apresentar os seguintes documentos, sem a necessidade de levar o seu animalzinho:

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência em Florianópolis;
  • Foto digital do animal;
  • Certificado ou número do microchip se o animal possuir;
  • Carteira atualizada de vacina, se possuir.

O animal não microchipado deverá ter em sua coleira o número do RGA, juntamente com o contato de seu tutor. Da mesma forma, visando aumentar as chances de localização em caso de desaparecimento do pet, todos os cadastrados devem andar devidamente identificados.

  • Dúvidas podem ser enviadas pelo WhatsApp, através do número (48) 8434-8608. É possível também ligar para fone (48) 3027-5700 ou (48) 3027-5744.