Pesquisadora da Epagri será homenageada na Alesc por contribuição à ciência

Foto: André Sezerino/Epagri

Por: OCP News Joinville

29/10/2023 - 19:10 - Atualizada em: 29/10/2023 - 19:19

A pesquisadora Janaína Pereira dos Santos, da Estação Experimental da Epagri em Caçador, será homenageada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), durante sessão especial em homenagem às mulheres na ciência. O evento acontece em Florianópolis na segunda-feira (30), às 19h.

A sessão especial foi proposta pela deputada estadual Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) indicou a pesquisadora da Epagri como uma das homenageadas.

Na Epagri, Janaína atua em pesquisas para controle de insetos-praga, através de métodos sustentáveis, ecologicamente corretos e com baixo custo aos produtores rurais.

Seus estudos preconizam o controle biológico, a diminuição no uso de agrotóxicos, a redução dos custos de produção, bem como a qualidade do alimento produzido. Ela também é responsável pelo museu de entomologia da unidade, onde recebe estudantes de diversos níveis e a comunidade em geral.

Formação e prêmios

Janaína é graduada em agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e tem mestrado e doutorado em entomologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ingressou na Epagri em 2004, desde quando vem desenvolvendo pesquisas em colaboração com a Embrapa e com diversas universidades do país.

Vem somando diversos prêmios e homenagens ao longo da carreira, entre eles o Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2016, concedido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura; o Prêmio Fritz Muller, edições 2019 e 2022, concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA); o Prêmio Expressão de Ecologia 2019; e o Prêmio Mulher 2022 , da Arcelor Mittal.

A sessão especial da Alesc visa destacar contribuições das mulheres catarinense nas mais diversas áreas, reconhecendo os serviços prestados por elas à ciência e inovação. Também é intenção do evento destacar o protagonismo das mulheres na produção do conhecimento científico no Brasil.