Pescadores de praia de Florianópolis comemoram recorde de tainha

Foto Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Por: OCP News Florianópolis

21/06/2023 - 10:06 - Atualizada em: 21/06/2023 - 10:24

Depois de um início preocupante, os pescadores da Praia da Lagoinha do Norte, em Florianópolis, comemoram a captura de cerca de 30 mil unidades do peixe mais cobiçado da temporada. Num só lanço, foram 50 toneladas pescadas nesta terça-feira (20) pelos profissionais da comunidade do Norte da Ilha.

A quantidade já é considerada recorde da temporada, marcada por regras mais rígida, que devem dificultar o trabalho dos pescadores. Além disso, o veranico no início de junho fez com que os cardumes não aparecessem. A chegada do frio mudou o cenário.

“Esse foi o segundo maior lanço da história da região e o atual recorde da temporada de 2023”, comemora o patrão do rancho, Anisio Souto, 58 anos. Conforme ele, um pouco mais de 2 mil foram doadas para a comunidade.

Anisio comanda pescadores que fazem a chamada pesca de arrasto, que teve reduzida de 830 para 460 toneladas, 44,57% abaixo do ano passado, o limite de captura.

A pesca industrial foi proibida em decisão inédita pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Numa tentativa de mudar o quadro, o Governo do Estado recorreu à Justiça Federal, no TRF-4.

“Nossa preocupação é com os pescadores artesanais de malha, que estão próximos de atingir ou já ultrapassaram sua quota de captura limite”, diz o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.

Notícias no celular

Whatsapp