Na África do Sul, a guia de campo Ankia Pusey, de 35 anos, dirigia pelo Parque Nacional Kruger durante um safári, quando avistou uma cobra mamba-negra, considerada uma das serpentes mais venenosas do mundo, atacando um mangusto, um mamífero carnívoro com muita habilidade para caçar animais perigosos, incluindo as serpentes.
Ela conta que o dia estava calmo e que parou o veículo para observar a movimentação dos pássaros, que pareciam ter sido perturbados por alguma coisa. “Nesse momento percebi que era uma cobra, e vimos a grande mamba-negra entre folhas e galhos. De repente o mangusto foi em direção à cobra”, contou a guia.
“O mangusto mordeu a cobra e saiu correndo. A mamba então se moveu para o topo do arbusto e ficou lá. Depois ele voltou e mordeu a mamba uma segunda vez. Os ataques duraram cerca de 30 minutos”, relata.
Ela continua contando que a serpente já estava exausta e que o mangusto se afastou do local. Então foi a vez dos pássaros atacarem a cobra, que saiu em busca de um local mais seguro.
A guia conta ainda que, na maioria das vezes, os mangustos matam a cobra. “Nunca saberemos porque o mangusto deixou a cobra depois de cerca de uma hora. Talvez fosse um mangusto fêmea com filhotes na área, e que só queria ter certeza de que os filhotes estariam seguros”.