Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pelos ares! Sede do Jaraguá Clube de Voo Livre fica na Ilha da Figueira

Por: Maria Luiza Venturelli

25/04/2020 - 18:04 - Atualizada em: 28/05/2024 - 11:56

A construção da estrada ao Morro da Boa Vista, no fim da década de 70, deu as condições ideais para que Jaraguá do Sul se tornasse um polo do voo livre conhecido nacionalmente e internacionalmente.

Tudo começou em 1979, quando um dos pioneiros da asa delta no sul do Brasil, um alemão chamado Karl, rumou a Jaraguá do Sul, onde realizou diversos voos sem contar com qualquer infraestrutura. Ele costumava decolar da beira do penhasco antes das antenas.

Nos meses seguintes, pilotos de asa delta de Itajaí e Florianópolis começaram a visitar a cidade e em 1982 construiu-se as primeiras rampas específicas para asa-delta. Nesta época aconteceram também os primeiros eventos do campeonato catarinense que se realizam todos os anos desde então.

Em 1982, os jaraguaenses começaram a se interessar pelo esporte. Antonio Weinfurter, Decio Marcelino, Marcio Mielcke e Ary Carlos Pradi foram os primeiros pilotos da região. Foi assim que em 1985 foi fundado o Jaraguá Clube de Voo Livre, (JCVL) que tem sede junto ao pouso oficial, na Ilha da Figueira.

Em 1988 foi realizado o campeonato sulbrasileiro de asa delta em Jaraguá do Sul, que ficou marcado como um dos maiores eventos realizados no Brasil até então. Já o Parapente apareceu pela primeira vez na região pelas mãos do empresário Walter Weege, em 1989. O esporte recém tinha sido descoberto na Europa em 1986 e chegou ao Brasil em 87/88 pelas mãos de brasileiros que conheceram o esporte nos alpes europeus.

Visto com certa resistência na época pela pouca performance e por parecer mais um salto de paraquedas de uma montanha do que um equipamento voador, o esporte evoluiu e em pouco tempo Jaraguá do Sul virou referência do esporte a nível nacional e internacional.

Com a fundação da SOL Paragliders em 1991 e sua internacionalização, o número de praticantes e visitantes vem crescendo mais com o passar dos anos. Pilotos dos mais diferentes lugares do mundo já visitaram a cidade e praticaram o voo livre em terras jaraguaenses.

Mais de 500 estrangeiros visitam anualmente a cidade para voar e conhecer a região, incluindo canadenses, japoneses, alemães, austríacos, franceses, turcos, ingleses, americanos, suíços, israelenses, sul-americanos e pessoas de diversas outras nacionalidades.

O Morro das Antenas é além de uma referência ao vôo livre em todo o Brasil um ponto turístico onde visitantes e apreciadores do esporte e natureza sobem todos os dias para apreciar a paisagem da serra ao mar, a cidade e o voo livre.

Como começar?

O voo duplo de instrução é o primeiro passo para quem quer entrar para o mundo do voo livre. O voo duplo de instrução é feito com instrutores credenciados pela CBVL (Confederação Brasileira de Voo Livre) ou pela ABP (Associação Brasileira de Parapente). Quando for escolher uma escola solicite que o instrutor apresente sua habilitação válida para o ano vigente.

Onde encontrar

O pouso oficial e a sede do JCVL estão localizados na Rua Santília Pures Rengel, Ilha da Figueira, Jaraguá do Sul. Acesse o site www.jcvl.com.br para saber mais.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento. Apaixonada por contar histórias que conectam pessoas e marcas de forma autêntica.