Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Patrimônio histórico: pontes pênseis de Jaraguá do Sul unem passado e presente do município

Ponte Freimundo Keiser, inaugurada em 1974 | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

18/10/2025 - 06:10

As pontes pênseis foram construídas em Jaraguá do Sul várias décadas atrás como uma alternativa para os moradores que precisavam chegar de uma margem à outra do rio, a pé ou de bicicleta. Embora nem todas tenham sido preservadas, hoje restam cinco pontes pênseis que ainda são muito usadas pela população. Além de úteis, elas contribuem para manter o clima bucólico da paisagem, ligando o passado e o presente de Jaraguá do Sul.

A estimativa, de acordo com a historiadora Sílvia Kita, é de que tenha havido 20 dessas estruturas, construídas nos primeiros cem anos de história do município. Nas décadas de 1970 e 1980 foram instaladas as últimas pontes pênseis. A maioria deixou de existir e as que restam passaram a ser consideradas patrimônio histórico municipal.

Veja onde se localizam as cinco pontes:

Ponte Pênsil Freimundo Keiser

Tombada pelo Patrimônio Histórico em 2012, a ponte sobre o Rio Jaraguá foi inaugurada em 1974. Com 50,6 metros de extensão, liga as ruas Elsa Trapp Meier, no bairro Santo Estevão, e Alvino Germano Lenz, na Tifa dos Húngaros, na zona rural do município, beneficiando principalmente os alunos da Escola Municipal Freimundo Keiser. Foi reformada em 2023 e oficializada como via de pedestre pela lei 18129/2024.

Ponte Freimundo Keiser liga o bairro Santo Estevão à Tifa dos Húngaros, na zona rural do município | Foto: Fábio Junkes

 

Estrutura é utilizada principalmente pelos alunos da Escola Municipal Freimundo Keiser | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Ponte Pênsil Jacob Alfredo Emmendoerfer

Erguida sobre o Rio Itapocu em 1971, a ponte foi tombada por sua importância cultural e histórica em 2012, por meio de decreto municipal. Com extensão aproximada de 100 metros, foi construída com trilhos de trem e madeira, e é sustentada por cabos de aço.

Ela liga as ruas Ney Franco, no bairro Vila Baependi, e Miguel Salai, no Centro. É bastante usada pela comunidade da região, inclusive por pessoas que vão e vêm do terminal rodoviário, localizado nas proximidades.

Com extensão aproximada de 100 metros, a Ponte Jacob Alfredo Emmendoerfer foi construída com trilhos de trem e madeira, e é sustentada por cabos de aço | Foto: Fábio Junkes/OCP News

 

A Ponte Jacob Alfredo Emmendoerfer foi erguida sobre o Rio Itapocu em 1971 e liga os bairros Baependi e Centro | Foto: Fábio Junkes/OCP News

 

Ponte Pênsil União

A Ponte Pênsil União, sobre o Rio Itapocuzinho, foi inaugurada em 1970 e fica no limite entre os municípios de Jaraguá do Sul e Schroeder. Recentemente passou por uma revitalização completa. Não há outras informações sobre esta ponte.

Vista da Ponte União | Foto: Fábio Junkes/OCP News

 

Ponte União | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Revitalização

Na quinta-feira (16), a Prefeitura de Jaraguá do Sul iniciou a instalação da estrutura metálica que dará sustentação aos cabos de aço da Ponte Pênsil Emílio Meier, que liga a Rua João Januário Ayroso, no bairro Jaraguá Esquerdo, com as ruas Rosângela Winter (ao lado do Komprão) e a Walter Marquardt, no bairro Barra do Rio Molha. Na próxima terça-feira (21), começa a montagem da estrutura metálica da Ponte Pênsil Pedro Picolli, que liga as ruas João Januário Ayroso, no bairro São Luís, e Ângelo Rubini, no bairro Barra do Rio Cerro.

Revitalização obedece critérios técnicos para manter suas características originais | Foto: divulgação/PMJS


As duas estruturas são tombadas como Patrimônio Histórico desde 2012 e a revitalização segue critérios técnicos para manter as características originais. De acordo com a empresa responsável pela obra, todo o madeiramento, telas e cabos já foram adquiridos e a montagem das estruturas seguirá de forma ininterrupta, até a conclusão.
O investimento na revitalização das pontes é de R$ 656.615,54, e a previsão de entrega é de 180 dias.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.