Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Patrimônio histórico: casa destruída pelo fogo em Jaraguá do Sul foi edificada em 1936; veja fotos

Fotos: Fábio Junkes/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

17/02/2026 - 16:02 - Atualizada em: 17/02/2026 - 16:47

O imóvel atingido por um incêndio na noite desta segunda-feira (16), em Jaraguá do Sul, era tombado pelo Patrimônio Histórico desde 2015, a pedido da família Leskowicz, proprietária da casa, construída em 1936, provavelmente pelo Sr. Antônio Leskowicz e Elisabetha
Graf Leskowicz, pais de Silvino, falecido em 2001. A família era de agricultores descendentes de húngaros.

Localizada na Rua Bertha Weege, 3805, no bairro Jaraguá 84, a edificação histórica tinha 108,28 metros quadrados. A técnica usada na sua construção foi a alvenaria autoportante, um método em que as próprias paredes suportam todo o peso da edificação, incluindo telhados e lajes, dispensando o uso de vigas e pilares convencionais.

Nela, Silvino e a esposa, Maria Fodi, criaram os seus cinco filhos: Jair, Jeunete, Luzia, Dolores e Jurandir. O casal Iraci e José Hempkemaier adquiriu o imóvel há cerca de três anos e costumava utilizar o espaço para confraternizações em família, além de alugá-lo ocasionalmente para eventos particulares.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

De acordo com a chefe do setor de patrimônio histórico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, Rosane Aparecida Felisbino Fusi, está sendo realizado um levantamento técnico detalhado para a elaboração do Auto de Constatação (documento oficial, feito por autoridades ou profissionais qualificados, que registra pormenorizadamente fatos e situação física do imóvel).

“Estivemos no local hoje pela manhã, realizando o mapeamento, registrando fotograficamente a situação e coletando informações com os proprietários. Em seguida, notificaremos o Ministério Público sobre o ocorrido. Em paralelo, será autorizada a limpeza do local e os demais procedimentos necessários, tais como estabilização das paredes, eventuais escoramentos entre outras medidas de salvaguarda”, informou.

“Nos colocamos à disposição da família para prestar toda a assessoria técnica. Além disso, é fundamental desenvolver um projeto de restauro do imóvel, observando rigorosamente as diretrizes de preservação. O proprietário tem interesse em realizar o restauro, e podemos orientá-lo quanto aos editais e à participação em programas de recuperação”, completou.

O incêndio

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul foi acionado para atender a ocorrência por volta das 20h de segunda-feira (16). Para o combate às chamas, foram deslocados três caminhões e uma ambulância, com o empenho de nove bombeiros. Apesar dos esforços da equipe, a estrutura foi consumida pelo fogo. Após o controle das chamas, os bombeiros realizaram o trabalho de rescaldo para evitar que as chamas reiniciassem.

As causas do incêndio ainda serão apuradas.

Confira as fotos:

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.