Patrícia Lueders é referência no desenvolvimento da Educação catarinense

Por: OCP News Vale

14/03/2023 - 09:03 - Atualizada em: 14/03/2023 - 09:09

Quando brincava pelo chão do Centro de Educação Infantil de Blumenau com as crianças da pré-escola, a jovem professora Patrícia não conseguia vislumbrar onde chegaria. Mais de duas décadas depois, ela chegou longe, mais precisamente na Capital do Estado. Atualmente, a professora e servidora pública de carreira serve aos catarinenses como secretária-adjunta de Educação do Estado, posição que assumiu no início de 2023 após um convite do governador Jorginho Mello.

Patrícia Lueders começou a trajetória na educação como professora de pré-escola e seguiu passando pelas várias etapas das salas de aula: professora alfabetizadora, professora de terceiro e quarto ano, alfabetizadora de jovens e adultos, coordenadora pedagógica e diretora de escola. Depois, deixou o dia a dia nas escolas para assumir funções na Secretaria de Educação de Blumenau e vivenciou várias funções até assumir o cargo de secretária, que ocupou por sete anos. A atuação técnica sempre a levou para caminhos que não planejou, mas trilhou com confiança e profissionalismo.

“Eu sempre digo que tudo faz sentido na vida quando a gente deixa a memória significativa das pessoas […] Nunca imaginei ou tive a pretensão de ser secretária de Blumenau ou de ocupar cargos, que sempre pensamos que nem sempre seriam pela escolha técnica, e hoje eu tenho essa garantia de que é um trabalho de construção”, afirma.

A competência do trabalho levou Patrícia para além das secretarias. Ela presidiu por dois mandatos a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e já havia atuado como conselheira estadual de Educação. Ou seja: a Educação sempre fez parte da vida de Patrícia e quando recebe a famosa pergunta sobre como “conciliar” todas as suas necessidades – secretária, mãe, esposa, amiga… – responde que tudo se trata da forma como se lida com o tempo.

“Eu sou uma pessoa que mantém atividade física, sou uma mãe muito atuante, o meu hobby é cozinhar para minha família e o convite do governador foi uma decisão de família. E eu sempre digo que não é sobre a quantidade de tempo, mas sim a qualidade do tempo, porque de nada adianta você estar direto com a sua família, com o seu filho, se esse tempo não for dedicado e com qualidade”, analisa.

 

Muita força de trabalho, poucas lideranças

Com mais de duas décadas de experiência e muitos anos em posições de gestão e administração, a secretária ressalta que ainda é uma das poucas mulheres nas muitas mesas de reunião que frequenta, mesmo estando em uma área dominada por mulheres. “No Magistério, pesquisas mostram que mais de 90% são mulheres, mas quando é para chegar na liderança… É o que eu sempre digo sobre a oportunidade, para que a gente possa melhorar tem que dar essa oportunidade de as mulheres ocuparem o cargo de liderança também. Porque, se mais de 90% são mulheres, mas poucas chegam no cargo, a gente sabe que muitas vezes tem aquele machismo também”, analisa.

Quando fala em dar oportunidades, Patrícia também relembra das oportunidades que teve e abraçou com a consciência de que era preciso ocupar esses lugares de liderança. Foi o que aconteceu quando aceitou ser presidente da Undime e representar todos os secretários de Educação de Santa Catarina. “Eu me lembro como hoje, o prefeito Mário (Hildebrandt, de Blumenau) dizia ‘Oh, você vai, mas eu vou continuar te cobrando igual’. E em todo e qualquer momento que tinha disponibilidade de ocupar a cadeira em algum espaço eu ia e aos poucos você tem a oportunidade de demonstrar o seu trabalho”.

 

Inspirações

É claro que uma mulher como Patrícia Lueders tem outras mulheres fortes como exemplo. A primeira – e incontestável – é a própria mãe. “Um exemplo de esposa, de mãe, uma pessoa que desde cedo fez de tudo para dar o melhor pra nós”. No campo profissional ela busca se inspirar nas mulheres ao seus redor. Sem pestanejar, respondeu que outra inspiração é a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar. “Quando eu iniciei a minha carreira como secretária de Educação de Blumenau ela era secretária da Saúde e é uma pessoa que muito me inspirou, que muito me ajudou, então eu acabo me espelhando até hoje nela”.

Sobre o futuro, a secretária afirma que planejar sem esquecer de viver o presente é fundamental. Revivendo todas as mudanças pelas quais já passou, acredita que tudo aconteceu de forma natural, mas como consequência dos atos que tomou. “Eu nunca esperava ocupar a cadeira de secretária de Blumenau e muito menos de secretária-adjunta do governo de Santa Catarina, mas as coisas vão acontecendo. Então, quando a gente pensa num futuro, eu sempre digo que é fazer um presente justo, um presente que você possa servir às pessoas, e que você seja muito humana”, reflete.

 

Sobre o projeto Mulheres que Inspiram

O projeto Mulheres que Inspiram foi idealizado em 2021 pela Contax Contabilidade e Planejamento Tributário e desenvolvido com o apoio da Presse Comunicação. Em 2023, o projeto tem ainda o apoio da NSC Comunicação. O objetivo da iniciativa é aproveitar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, para homenagear as mulheres por meio de histórias de empreendedoras de Blumenau e região nas mais diversas áreas com trajetórias que podem inspirar e ser exemplos para muitas outras pessoas.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Vale

Publicação da Rede OCP de Comunicação