Passagem de frente fria e ciclone extratropical ainda exige atenção, avisa a Defesa Civil

Foto: OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

03/11/2023 - 08:11 - Atualizada em: 03/11/2023 - 08:47

A manhã desta sexta-feira é marcada por chuva de fraca a moderada intensidade e por vezes forte, em praticamente todas as regiões do estado.

No Litoral Norte e nas áreas de divisa com o RS, além da chuva são observadas trovoadas.

Nas últimas seis horas, foram registrados volumes entre 30 e 50 mm em diversas regiões, com acumulados menores no Litoral Sul.

A instabilidade está associada a passagem de uma frente fria por SC que ainda deve favorecer a persistência da chuva nas próximas horas, com condição para temporais isolados. A partir do final da manhã, a chuva perde intensidade até cessar ao longo da tarde e noite, a partir do Oeste e regiões de divisa com o RS.

Além disso, em função o processo de formação de um ciclone extratropical entre a costa do RS e Uruguai, os ventos se intensificam, soprando com rajadas entre 50 e 70 m/h (pontuais acima nas áreas de serra) entre o Oeste, Planaltos e Litoral Sul.

Por isso, o risco permanece moderado a alto para ocorrências relacionadas a chuva intensa como alagamentos, enxurradas e deslizamentos e baixo a moderado para temporais e rajadas de vento.

 

 

 

 

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina