Começa neste sábado (24), a partir das 10h, a 6ª edição da Osterpak, no pavilhão A do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe, em Jaraguá do Sul. O evento é organizado pela Associação dos Clubes de Mães, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e este ano traz diversas novidades.
Na decoração, uma das principais atrações é a Osterbaum, árvore com aproximadamente 30 mil casquinhas de ovos coloridas (que na verdade são de plástico, já que as cascas de ovos são muito frágeis). Outras 20 mil casquinhas decoram o espaço, além de 200 bonecos de coelho grandes, 200 coelhinhos menores e cerca de 300 cenouras, além de outros enfeites que tornam o ambiente encantador, especialmente para as crianças.
Este ano, a Osterpark traz um tema: as antigas profissões de Jaraguá do Sul. Para isso, o professor e historiador Egon Jagnow fez uma pesquisa no Arquivo Histórico da cidade. Tem coelhos representando caixeiro-viajante, parteira, farmacêutico, padeiro, professor, costureira, agricultor e uma série de outras profissões.

A profissão de parteira é uma das atividades representadas | Foto: Fábio Junkes
Trabalho voluntário e artesanal
A Osterpark de Jaraguá do Sul foi idealizada pela presidente da Associação de Clube de Mães, Waltraud Schütze Vieira, mais conhecida com ‘Traudi’. A primeira edição aconteceu em 2017 e, depois de uma pausa por conta da pandemia, o evento retornou em 2023.
Traudi é apaixonada por artesanato desde a infância. “Sempre gostei de costura, agulha, linhas e fitas, isso desde que eu tinha sete anos de idade”, conta. Ela atuou como professora de Artes por 13 anos e há quatro décadas ensina artesanato para as integrantes dos Clubes de Mães de Jaraguá do Sul. Hoje o município tem 43 clubes atuantes.

A área externa em volta do pavilhão A também foi toda decorada | Foto: Fábio Junkes
A confecção dos coelhos para a Osterpark deste ano começou em setembro do ano passado na garagem da casa dela, no Bairro Jaraguá Esquerdo. Desde o dia 10 de janeiro, Traudi está totalmente dedicada à organização do evento. “Às vezes eu chego a trabalhar 15 horas por dia. No ano passado foram 700 horas de trabalho voluntário”, diz.

A presidente da Associação dos Clubes de Mães, Waltraud Schütze Vieira, é a idealizadora da Osterpark | Foto: Fábio Junkes
Este ano a organização conta com a ajuda de 62 voluntários dos Clubes de Mães e de 12 apenados. Nada é comprado pronto, tudo é feito de forma artesanal, o que reduz muito os custos. “A Osterpark não tem fins lucrativos, é um evento social que a gente faz para as famílias da nossa cidade e cidades vizinhas”, destaca Traudi, que observa que o evento está crescendo. “No primeiro ano a árvore tinha 2.200 casquinhas e hoje já são 30 mil”, compara.
Para confeccionar os coelhos, os voluntários utilizam materiais doados pela Orbhes Espumas e Colchões, Feeling Estofados, Elian Malhas, TranSpézia e WEG.
Oficinas infantis
Uma das atrações da Osterpark deste ano são as cinco oficinas infantis que vão ensinar as crianças a fazerem cestinhas de Páscoa, pintura de casquinhas e outras atividades. Também haverá brinquedos para divertir os pequenos. “A WEG vai enviar voluntários para atender as crianças nas oficinas”, informa Traudi.
A entrada de pets está liberada.

A Osterbaum (Árvore da Páscoa) foi decorada com 30 mil casquinhas | Foto: Fábio Junkes
Estacionamento grátis, exposição de produtos e almoço
Uma área para estacionamento gratuito está disponível em frente à farmácia do Sesi, que fica ao lado do parque de eventos. Há, ainda, um estacionamento para idosos e portadores de deficiência dentro do parque.
A edição deste ano conta 40 expositores de produtos e alimentos artesanais. Haverá almoço em todos os dias da festa (sábados e domingos) e variedades gastronômicas ao longo da programação. “Essa era uma cobrança dos visitantes”, explica Traudi. Também haverá apresentações da Cia de Dança Ornellas, entre outras atrações culturais.

A decoração conta com cerca de 200 coelhos grandes e outros 200 coelhos menores | Foto: Fábio Junkes
De acordo com os organizadores, o evento não é aberto à visitação durante a semana porque não há voluntários para trabalhar nesses dias e pagar outras pessoas para realizarem o serviço se tornaria inviável.
A Osterpak, que se estende até o dia 24 de março, integra o calendário de eventos de Jaraguá do Sul e tem se consolidado como uma de suas principais atrações.
Serviço:
O quê: 6ª Osterpark
Quando: aos sábados e domingos, de 24 de fevereiro a 24 março;
Horário: Sábados, das 10h às 20h; Domingos, das 10h às 19h;
Local: Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe