A insistência e a persistência do jovem Luis Diego de Oliveira, de 19 anos, tiveram um bom resultado. Após alguns dias “batendo na porta” da secretaria do Femusc a fim de conseguir participar do festival como aluno ouvinte ou até mesmo trabalhar como voluntário, só para ter a experiência de conviver com os participantes, ele foi surpreendido com uma bolsa de estudos. Participando há poucos meses da Orquestra Jovem da Scar e com uma boa experiência em fanfarras escolares, o jovem percussionista está maravilhado pela oportunidade a aproveitando, ao máximo, cada momento.
Rodeado por grandes nomes da música clássica e trocando experiências com outros alunos, o rapaz é um dos 22 integrantes de Jaraguá do Sul que completam a miscelânea cultural e artística promovida pelo Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). Em duas edições participou como aluno ouvinte e agora vive a primeira experiência como aluno, integrando orquestras e fazendo apresentações. “Comecei no Femusc como espectador porque era um jeito diferente de fazer música para mim e agora consegui ser um aluno. Quando me ligaram falando da bolsa eu chorei de alegria”, comenta.
Muito disciplinado e querendo aproveitar cada momento no festival, Ludy, como gosta de ser chamado, é um dos primeiros a chegar na aula e um dos últimos a sair do Centro Cultural. “A música sempre correu dentro de mim e viver a música aqui é muito intenso. São muitas amizades, estamos aprendendo e também ensinando, uma troca rica de experiências”, afirma.
O amor pela percussão e pela área musical foi tamanho que abandonou a ideia de ser padre para se dedicar aos estudos e se profissionalizar. “Passei cinco anos longe da música para me dedicar aos grupos religiosos até que um dia fui chamado para participar de um concerto e nesse momento senti que era aquilo que me fazia feliz”, explica.
Para ele, a participação do Femusc é algo que vai levar para toda a vida. “O que eu aprendi aqui poderei levar para as fanfarras e também contribuirá para todo o aprendizado daqui em diante”, conta. O jovem até repetiu o professor alemão Dietmar Wiedmann, dizendo que “são 14 dias maravilhosos”. Além da contribuição para os músicos, ele se felicita ao saber do legado deixado na cidade. “Femusc é o que Jaraguá do Sul precisa porque muda a visão das pessoas sobre a música clássica e incentiva todos a preservá-la”, diz.
Quem também celebra essa herança são os irmão Leonardo e Ramon Rodrigues, de 13 e 14 anos, respectivamente. Os meninos, apesar da pouca idade, são velhos conhecidos da música. Acumulam quatro anos de participação no projeto Música Para Todos (MPT), duas participações no Femusc e agora integram a Orquestra Jovem da Scar. Desde os seis anos foram inseridos no meio musical e não saíram mais.
Apesar de não terem a intenção de seguir carreira profissional, se dedicam ao máximo e querem aproveitar todas as oportunidades que surgirem. “Sinto que tudo que estamos vivendo aqui servirá para a vida adulta porque estamos fazendo trabalho em equipe e temos uma rotina. Estamos aprendendo a lidar com isso”, fala o clarinetista Leonardo Rodrigues, que também recebeu uma bolsa de estudos do festival.
Além disso, os irmãos elencam diversas melhorias e técnicas aprendidas que facilitam na hora de tocar. “Se fosse em outra cidade, talvez nunca teríamos a oportunidade de participar. O Femusc deixa uma marca na cultura da nossa cidade”, exalta.
Uma voz local no canto lírico
A experiência como aluno ouvinte no Femusc do ano passado bastou para que o jovem Eduardo Bassani, de 18 anos, se encantasse pelo canto lírico. Determinado a integrar o programa na edição seguinte, ou seja, a atual, começou a fazer aulas de canto lírico em Curitiba, no Paraná, uma vez ao mês.
Durante todo o ano de 2015, intensificou os estudos na área e não deu outra, seu vídeo de inscrição foi aprovado e hoje ele é uma das 40 vozes que participa do programa. Com participações acumuladas em um coral na cidade, ele celebra a chance que tem. “É uma experiência nova, totalmente única e que só temos a oportunidade durante o Femusc, então tem que aproveitar muito bem”, comenta.
Ele também integra o corpo de cantores que participa da execução da obra Carmen, a ópera completa que será encenada no Femusc amanhã, às 20 horas. “Carmen é quase um sonho, uma montagem grandiosa com uma equipe muito profissional. Estar em contato com eles não tem explicação, é muito bom”, enfatiza. Bassani admite que o cenário do canto lírico em Jaraguá do Sul ainda é muito fraco, mas tem esperanças de que seja impulsionado em breve e pretende seguir carreira no canto lírico.
PROGRAMAÇÂO
Quinta-feira (28)
• 9h – Série Femusc nos hospitais – Local: Hospital São José
• 12h – Série Femusc no Shopping – Local: Jaraguá do Sul Park Shopping
• 15h – Série Femusc nos hospitais – Local: Hospital São José
• 15h – Série Femusc no Lar das Flores Local: Lar das Flores
• 18h – Série Piano Masters – Local: Sala 201 da Scar
• 18h – Série Recitais de Canto Lírico – Local: Sala de Exposições da Scar
• 19h – Série Momento Springmann – Local: Pequeno Teatro da Scar
• 19h – Série Violão Plus – Local: Piano Bar da Scar
• 20h – Série Musicalmente Falando – Local: Grande Teatro da Scar
• 20h30 – Série Grandes Concertos – Local: Grande Teatro da Scar
Obras: Pachelbel, Johann – Canone em
ré maior Molnar, Josef – Spring rain
Cohen, Michael – Appassionata
Grupo de Harpas do Femusc
Shostakovich, Dmitri –
Quarteto de Cordas n. 3, mvts 2 e 3
Projeto Serioso
Regência: Richard Young (viola)
Grupo de metais
Haydn, Franz Joseph – Sinfonia n. 88
Camerata Promusc
Regência: Simon Bernardini
• 20h30 – Série Recitais de Câmara – Local: Pequeno Teatro da Scar
Sexta-feira (29)
• 12h – Série Femusc no Shopping – Local: Jaraguá do Sul Park Shopping
• 18h – Série Piano Masters – Local: Sala 201 da Scar
• 18h – Série Recitais de Canto Lírico – Local: Sala de Exposições da Scar
• 19h – Série Momento Springmann – Local: Pequeno Teatro da Scar
• 19h – Série Violão Plus – Local: Piano Bar da Scar
• 20h – Série Femusc em Pomerode – Local: Grande Teatro da Scar
• 20h – Série Musicalmente Falando – Local: Grande Teatro da Scar
• 20h30 – Série Grandes Concertos – Noite de Ópera – Local: Grande Teatro da Scar
Obra: Bizet, Georges – Carmen
• 20h30 – Série Recitais de Câmara – Local: Pequeno Teatro da Scar
*A programação completa e a série Grandes Concertos ao vivo pode ser conferida no site www.femusc.com.br. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos com dois dias de antecedência dos espetáculos.