A Prefeitura de Florianópolis firmou um termo de cooperação com o governo estadual. O acordo prevê a integração entre os sistemas de videomonitoramento do município e do estado, com compartilhamento de todas as imagens de câmeras de segurança instaladas em área municipal pública. A iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis e as Secretarias de Segurança Pública (SSP) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de Santa Catarina.
A parceria estabelece o intercâmbio de dados de câmeras, incluindo imagens para reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, e base de dados sobre restrições, como veículos furtados, mandados de prisão, etc. O acordo também prevê que os agentes municipais recebam alertas em tempo real, detalhando localização, data, horário e tipo de restrição identificada.
O objetivo é fortalecer a atuação das forças de segurança, ampliando a capacidade de prevenção, detecção e resposta rápida a ocorrências, especialmente por meio de alertas automáticos. Outra vantagem é a otimização da alocação de recursos para investimento nestes equipamentos.
“É muito comum que em um poste a gente tenha câmeras da Prefeitura e do Estado, enquanto alguns pontos da cidade estão descobertos, então, com a parceria a gente consegue alocar melhor os recursos e ampliar a capacidade de monitoramento”, explica a vice-prefeita e secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.
O sistema de alertas em tempo real leva em consideração a localização dos agentes de segurança, para acionamento mais assertivo das forças de segurança, garantindo maior efetividade na resposta a crimes em toda a capital.
“O acordo é um marco para a nossa consolidação como a capital mais segura do Brasil. Já atuamos de maneira muito integrada com as forças de segurança do Estado e agora teremos todo um aparato à disposição dos agentes para a gente poder dar uma resposta rápida e proteger o cidadão de maneira mais efetiva”, destaca a vice-prefeita.