Parceria entre Município e Hospital oferece atividades para idosos em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

28/08/2023 - 16:08

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, e o Hospital São José assinaram nesta segunda-feira (28), o termo de fomento que possibilita a implantação do programa Pedal da Prevenção 60+ “de bem com a longevidade”, pelo Fundo do Idoso. A assinatura ocorreu na sala do secretário de Assistência Social, Sadi Terres da Silva, e contou com a presença de representantes do Hospital.

Com o valor de R$ 189.274,75, captados por meio de renúncia fiscal de uma grande empresa local, serão adquiridas oito bicicletas adaptadas, de quatro modelos diferentes para que idosos – acompanhadas ou não, no mesmo equipamento – participem de passeios ciclísticos em áreas mapeadas pelos organizadores.

Ao longo de dez meses – uma vez por mês –, um grupo de idosos terá oportunidade de se exercitar, cuidar da saúde física e mental, se relacionar com outras pessoas, interagir com amigos e familiares e passear pelo município. As atividades serão supervisionadas por um profissional. Segundo o coordenador de Captação de Recursos do Hospital São José, Jeferson Ferrari, o objetivo é gerar prevenção por meio da prática de atividade física.

“O primeiro passeio vai ocorrer nos próximos meses”, disse.

Para o Diretor Geral do Hospital São José, Maurício José Souto-Maior, além de tratar doenças, o hospital enquanto instrumento do sistema de saúde do município está se antecipando e promovendo hábitos de vida saudáveis.

“Que só é possível por meio de parcerias como essa, entre o poder público, empresas e entidades”, afirma.

O secretário municipal de Assistência Social e Habitação, Sadi Terres da Silva, ressaltou que o Município se preocupa com o envelhecimento saudável e a dignidade humana, oferecendo variadas atividades coletivas voltadas à população idosa, como por exemplo os grupos de idosos, grupos religiosos, clube de mães, centro de convivência entre outros.

“Porém, é preciso avançar. Esse projeto vem ao encontro daquilo que almejamos para os nossos idosos. Quem sabe possamos torná-lo permanente”, observa Terres.

“Todos saem ganhando quando temos uma população mais saudável. Há bastante recursos disponíveis para bons projetos”, destacou.

Além das bicicletas especiais importadas, o recurso também será utilizado para adquirir uma tenda para eventos.