Julho Verde é o mês dedicado à conscientização para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Em Jaraguá do Sul, uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e o Hospital São José – que integra a lista de 20 hospitais de Santa Catarina habilitados para o tratamento e cirurgia oncológicos – possibilita que o paciente seja atendido aqui mesmo no município via Sistema Único de Saúde (SUS), sem a necessidade de deslocamento para outras cidades.
A diretora de Gestão Técnica e Especializada da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, Fabiana Conrado, explica que há diversas formas de encaminhar os pacientes com suspeita de qualquer tipo de câncer – incluindo o de cabeça e pescoço – para tratamento. “Temos em parceria com o Hospital São José o Ambulatório de Suspeita Oncológica, que funciona da seguinte forma: quando o paciente apresenta exames não-conclusivos para situação de tumores ou há uma forte suspeita, mas o paciente não tem os exames, que são exames de maior custo, ele é encaminhado para este ambulatório, onde ele consulta com um oncologista, que faz o exame clínico, pede alguns exames complementares e, a depender do diagnóstico, o encaminha para cirurgia”.
Ainda segundo a diretora, quando há uma confirmação de tumores malignos, geralmente após biópsia, o paciente é encaminhado diretamente para o Serviço de Atenção Oncológica, que envolve outros profissionais, além do oncologista e cirurgião. “Às vezes, é necessário entrar com procedimento de quimio e radioterapia. Mas, na grande maioria das vezes, o problema é solucionado com tratamento cirúrgico e posterior acompanhamento. Muitas vezes é necessário só o monitoramento de evolução”, completa.
Fabiana Conrado afirma que, normalmente, tumores de cabeça e pescoço têm origem benigna e podem ser tanto abordados pelo médico endocrinologista, durante a consulta, quanto pela cirurgia geral ou no Ambulatório de Suspeita Oncológica. “Nós não temos dados sobre o número de pessoas atendidas com câncer de cabeça ou pescoço no município, mas a demanda não é muito alta”, finaliza a diretora.
Pacientes com câncer de cabeça e pescoço em SC
O Ministério da Saúde aponta que há 771 pacientes com câncer de cabeça e pescoço em Santa Catarina, incluindo nessa soma os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe. Com câncer melanoma de pele (2.127) e carcinoma de pele (580), que também atinge a região da cabeça e pescoço além de outras partes do corpo, o número é de 2.707 pacientes. Neste ano de 2024, o Estado deve registrar 1.390 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo nesta soma os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe. Se somarmos o câncer de pele melanoma, que também atinge a região da cabeça e pescoço, o número sobe para 2.430 casos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, no Brasil, cerca de 70% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são descobertos já em fases avançadas, por diversos motivos, como a falta de informação das pessoas sobre a doença, dificuldade ao acesso para exames e consultas, entre outros. O diagnóstico tardio aumenta a possibilidade de sequelas e diminui as chances de cura. Diagnosticado em fase inicial, as chances de cura são de aproximadamente 90%, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.
Formas de prevenção
Adotar hábitos saudáveis e ficar atento aos fatores de risco são atitudes fundamentais para evitar a doença. A Secretaria de Estado da Saúde reforça a orientação de não fumar, inclusive o cigarro eletrônico, e evitar o excesso de bebida alcoólica.
Atualmente, 21 unidades de saúde de Santa Catarina possuem habilitação para realizar tratamento de pacientes oncológicos, sendo que 20 realizam cirurgias:
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – São Miguel do Oeste
Hospital Leonir Vargas Ferreira – Chapecó
Hospital Universitário Santa Terezinha – Joaçaba
Hospital Nossa Senhora da Conceição – Tubarão
Hospital São José – Criciúma
Hospital Regional do Alto Vale – Rio do Sul
Hospital Santa Isabel – Blumenau
Hospital Santo Antônio – Blumenau
Hosp. e Mat. Marieta Konder Bornhausen – Itajaí
Hospital e Maternidade Sagrada Família – São Bento do Sul
Hospital de Caridade São Braz – Porto União
Hospital Municipal São José – Joinville
Hosp. Materno Infantil Jeser A. Faria – Joinville
Hospital São José – Jaraguá do Sul
Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos – Lages
Hospital de Caridade – Florianópolis
Hospital Infantil Joana de Gusmão – Florianópolis
Hospital Governador Celso Ramos – Florianópolis
Maternidade Carmela Dutra – Florianópolis
Hospital Universitário – Florianópolis
CEPON – Florianópolis