A semana começa com mais uma importante medida no combate à transmissão do novo coronavírus. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior, anunciaram na manhã desta segunda-feira (30) uma parceria para monitorar os casos suspeitos da Covid-19, com o auxílio de consórcio de empresas de tecnologia, colaborando na redução da transmissão do vírus na capital de Santa Catarina, cidade com maior número de casos confirmados em todo o estado.
O lançamento da ação aconteceu na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), contando também com a presença do secretário municipal da Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, e do Gerente de Inteligência e Informação da Saúde da PMF, Matheus Pacheco de Andrade.
Empresas oferecem soluções
No primeiro momento, a ação tem a parceria das empresas Flex, Code7, Lifes Hub e Deepen, que vão oferecer soluções de forma voluntária e gratuita para a gestão municipal. Além do monitoramento das pessoas com suspeita da doença, a iniciativa também permitirá a vigilância de isolamento social deste grupo e o mapeamento dos recursos médico-hospitalares disponíveis para o atendimento da população.
As soluções tecnológicas também possibilitarão um sistema de alerta que manda mensagens (SMS) para idosos, grupos de risco e outras pessoas da região avisando de casos confirmados nas proximidades, intensificando as medidas de isolamento e de higienização de ambientes.
ACM fez a integração
A ACM foi a responsável pela integração das empresas de tecnologia com a Prefeitura, tendo em vista o amplo trabalho que a entidade médica vem realizando, nos últimos três anos, de aproximação dos profissionais da medicina com o ecossistema da tecnologia no estado. “A parceria hoje firmada é mais uma demonstração do resultado prático desse posicionamento e também da verdadeira força-tarefa de enfrentamento ao novo coronavírus que a Associação vem realizando para colaborar com os gestores da saúde e para defender a saúde da população. ”
O prefeito Gean Loureiro destacou a atuação da entidade médica.
“O presidente da ACM mostrou sua grande liderança num momento que precisa da união de todos para vencer a pandemia e seus efeitos junto à sociedade”. O secretário da saúde salientou a importância dos profissionais que estão à frente do atendimento. “É total o comprometimento das nossas equipes, que merecem todo o nosso reconhecimento e apoio”.
Por fim, o gerente de Inteligência da Saúde enfatizou os avanços que a parceria com a tecnologia vai permitir. “Além de salvar vidas, essa iniciativa vai oportunizar a demonstração da transparência com que a capital do estado está trabalhando no enfrentamento da Covid-19”.
Foto Studio OCP
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: