Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Para órgãos de segurança, combate ao crime começa pelo combate ao tráfico

)

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/06/2017 - 17:06 - Atualizada em: 06/06/2017 - 17:46

Por Ana Paula Gonçalves

Para o delegado da Polícia Civil de Jaraguá do Sul, Adriano Spolaor (foto), o título dado a Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (5) como a cidade mais pacífica do País quando o assunto é a taxa de assassinatos registrados a cada grupo de 100 mil pessoas – o levantamento foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com base nos índices de 2015 – se deve a fatores sociais, culturais, econômicos, geográficos, mas, também, ao trabalho das forças de segurança pública contra o crime. “É um conjunto de esforços do Ministério Público e Judiciário e o trabalho integrado entre Polícia Civil e Polícia Militar, agindo, principalmente, contra o tráfico de drogas, que acaba inibindo os demais crimes”, aponta o delegado.

Leia mais:

Título de cidade mais pacífica para Jaraguá do Sul provoca grande repercussão
O estudo também discorre sobre a violência policial, realidade em muitos Estados brasileiros, mas distante da rotina local. Conforme o chefe da Comunicação Social do 14º Batalhão de Polícia Militar, major Aires Volnei Pilonetto, na região não há histórico relevante de confrontos entre polícia e marginais. “Existem ocorrências, como no ano passado, de um cidadão que roubou uma carga de cigarros aqui na Figueira (bairro Ilha da Figueira), em Guaramirim, e ganhou a mata, teve enfrentamento e ele morreu. Esses casos ocorrem, mas não com frequência”, diz.

O major revela que a PM tem feito um trabalho preventivo, sob a ótica de controle social. “Queremos ter paz social e a comunidade tem entendido a importância disso e tem reconhecido a corporação daqui como um agente importante para esse objetivo”, ressalta.

Sobre a capacitação do policial militar da região, Pilonetto ressalta que “os nossos PMs são bem preparados. A PMSC investe em capacitação e nós também enfatizamos muito isso, além do investimento em equipamentos”, conclui.

O segundo lugar do ranking também pertence a um município de Santa Catarina: Brusque. Ainda figura na lista a cidade de Blumenau, na 21ª colocação.

Mais:

Jaraguá do Sul é considerada a cidade mais pacífica do país, segundo pesquisa

Cidade pacífica: Sem dúvidas, um índice a ser comemorado

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação