O papa Leão XIV recordou o papa Francisco “com gratidão” nesta quarta-feira (21), durante sua primeira audiência geral, que coincidiu com o primeiro mês da morte de seu antecessor, em 21 de abril. O encontro foi acompanhado por mais de 40 mil fiéis na Praça São Pedro, segundo o Vatican News.
“Não podemos concluir nosso encontro sem recordar com grande gratidão o nosso querido papa Francisco, que retornou à casa do Pai há um mês”, disse Leão XIV ao final da primeira audiência com os fiéis católicos.
Leão XIV retomou o ciclo de catequeses proposto por Francisco levar a Igreja à reflexão por meio de parábolas bíblicas. Esta foi a segunda do ciclo de catequeses jubilares, preparada pelo antecessor e divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé em 16 de abril.
Ainda durante sua primeira audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Leão XIV pediu que se permita a entrada da ajuda humanitária na Faixa de Gaza e defendeu o fim da guerra.
“A situação na Faixa de Gaza está se tornando cada vez mais preocupante e dolorosa”, disse o pontífice ao final da audiência diante dos milhares de fiéis reunidos.
“Renovo meu apelo para que seja permitida a chegada de ajuda humanitária digna e para que se ponha fim às hostilidades, cujo preço agonizante está sendo pago pelas crianças, pelos idosos e pelos doentes”, afirmou o papa.
Leão XIV já havia pedido no último domingo, durante a oração do Regina Caeli, um cessar-fogo “imediato” na Faixa de Gazap, ocasião na qual também exigiu a liberdade de todos os reféns israelenses em declarações feitas na sacada central da Basílica de São Pedro.
* Com informações da Gazeta do Povo.