O papa Francisco “frustrou” os católicos de esquerda que esperavam seu apoio à candidata democrata Kamala Harris, afirmou Massimo Faggioli, professor de teologia e estudos religiosos da Universidade Villanova, na Pensilvânia, neste sábado (14).
Faggioli comentou sobre as falas do papa, que classificou tanto o republicano Donald Trump quanto a democrata Kamala Harris, candidatos à presidência dos Estados Unidos, como “contrários à vida”.
Durante uma entrevista coletiva no voo de retorno a Roma após sua visita a Singapura, o papa também direcionou uma mensagem aos bispos e católicos que ainda demonstram simpatia por Trump. “O fato é que os bispos e católicos que apoiam Trump já deixaram de escutar o papa há algum tempo”, observou Faggioli, que é um estudioso da política norte-americana, do catolicismo e da Igreja.
De acordo com o teólogo, “há muitas formas de manter uma posição neutra, e Francisco fez isso aqui com uma linguagem direta”. Ele também destacou que o pontífice enviou um recado importante aos eleitores católicos sobre a necessidade de não se focarem exclusivamente em uma única questão, como o aborto ou a imigração, ao decidirem seu voto.
*Com informações do g1