Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Papa Francisco está com pneumonia nos dois pulmões, informa Vaticano

VATICAN MEDIA/DIVULGAÇÃO

Por: Pedro Leal

18/02/2025 - 17:02 - Atualizada em: 18/02/2025 - 17:54

O papa Francisco está com uma pneumonia bilateral – ou seja, nos dois pulmões – afirmou o Vaticano nesta terça-feira (18), em comunicado que afirma que o pontífice “continua a apresentar um quadro complexo”.

A pneumonia bilateral é considerada um pouco mais grave que a pneumonia comum. Isso acontece porque a capacidade respiratória fica mais comprometida, o que pode afetar outros órgãos e a própria consciência do paciente.

As informações são do portal G1.

A Santa Sé cancelou a agenda de atividades do papa para próximo fim de semana por conta da hospitalização.

“Exames laboratoriais, radiografias de tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu num contexto de bronquiectasia [dilatação permanente dos brônquios] e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo”, diz o boletim médico. Também segundo o comunicado, Francisco está de bom humor.

Francisco foi hospitalizado para tratar uma bronquite que se desenvolveu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Em boletim na segunda-feira (17), médicos disseram que seu quadro clínico é complexo.

O Vaticano divulgou um novo boletim nesta terça em que diz que o papa teve uma “noite pacífica” e comeu café da manhã nesta manhã. A agenda do fim de semana foi cancelada porque não há previsão de alta, segundo o Vaticano.

Francisco entrou no quinto dia de internação nesta terça, no hospital Policlinica Gemelli, em Roma.

“O Santo Padre continua afebril e continua a terapia prescrita. As condições clínicas são estáveis. Esta manhã recebeu a Eucaristia e posteriormente dedicou-se a algumas atividades de trabalho e leitura de textos”, detalha o comunicado.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).