O pároco da Igreja Matriz São Sebastião, padre Hélio Feuser, falou ao jornal OCP sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, explicando que a palavra “Páscoa” significa a celebração da morte e ressureição do Senhor Jesus Cristo, e que ela tem origem no termo hebraico “Pessach”, que significa ‘passagem ou travessia’.
“Então, nós podemos dizer que a Páscoa significa uma passagem da morte para a vida. Trata-se da libertação através da morte e ressurreição de Jesus Cristo, que trouxe a salvação para todos que nele creem. O próprio Jesus afirma, dizendo ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá'”.
O padre Hélio observa que muitos símbolos acompanham a Páscoa: os ovos, o chocolate, o convívio em família, e que todas essas coisas se tornam parte da celebração da Páscoa. “Mas o sentido principal é, de fato, a festa da ressurreição. É isto que nós queremos lembrar e é isto que nós queremos celebrar”, diz.
Ele explica, ainda, que a Páscoa é uma comemoração que relembra a libertação dos escravos, uma celebração que teve origem no Antigo Testamento, mas apontava para o seu significado mais completo, com a obra de Jesus Cristo. “A Páscoa foi revificada ao longo da história da Palavra de Deus, da Bíblia. As marcas do sangue na porta e os rituais de sacrifício dessa passagem têm o significado completo da ressurreição do Senhor. Por isso, para nós, católicos, para nós, cristãos, a celebração da Páscoa é de fato essa passagem da morte para a vida.”
Semana Santa revive a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo
De acordo com o pároco, a semana que antecede a Páscoa é chamada de Santa porque ela revive a paixão, a morte e a ressurreição do Senhor. “Nós iniciamos a celebração na Quinta-Feira Santa, lembrando a instituição da Caristia, a instituição do Sacerdócio e o grande exemplo que Jesus nos deixou. Na Sexta, nós celebramos a morte de Jesus, como sentido de doação, de morrer para cumprir a missão que Ele teve ao vir para este mundo. Já no Sábado Santo, nós celebramos e proclamamos o anúncio da ressurreição. Tudo isso é uma preparação para viver de fato a ressurreição do Senhor.”
Libertação dos pecados
Ainda com relação ao significado da Páscoa, o padre Hélio aponta que “todos nós somos escravizados pelo pecado e precisamos ser libertos. Deus prometeu trazer o julgamento sobre o mundo, mas ele nos ofereceu Jesus Cristo. Por isso, a Páscoa é este momento importante. Por isso, nós celebramos esta libertação. Para nós, o Domingo é tão importante que o dia da ressurreição passou a ser também o Dia do Senhor. Por isso, domingo significa ‘dominus‘ ou ‘Dia do Senhor’, ‘Dia da Ressurreição.”
Tempo de refletir
O pároco também faz uma reflexão sobre o mundo atual: “o mundo em que nós estamos vivendo hoje mostra que temos que resgatar o sentido da vida, da morte, mas, principalmente, o sentido da ressurreição. O Senhor nos salvou, trazendo a cada um de nós a salvação. Já somos salvos, então o que cabe a mim e a você é aceitar essa salvação, dizendo ‘eu creio na ressurreição, eu creio em Jesus Cristo’.
O padre finaliza desejando “que esta passagem, que este momento possa de fato revigorar a nossa fé. São tempos difíceis, de reflexão, mas também tempo de acharmos o verdadeiro caminho. Tudo que tem acontecido ao nosso redor nos faz questionar: Jesus veio nos trazer a vida ou a morte? Veio trazer a ressurreição! Então, que possamos acolher em nossos corações essa grande proposta que o Senhor faz a cada um de nós. Desejo a todos uma abençoada e feliz Páscoa. ‘Feliz’ significa ‘bem-aventurados’. Que todos sejam bem-aventurados nesse tempo Pascal.”
Páscoa é amor e esperança
O pastor Rafael Coelho, da Comunidade Luterana Apóstolo Pedro também conversou com a reportagem do OCP acerca do real significado da Páscoa. “Quando a gente chega em uma Quinta-Feira Santa, às vésperas da Sexta-Feira Santa e da Páscoa, diante de uma notícia como a que recebemos ontem (quarta-feira, 5 de abril, quando quatro crianças foram assassinadas e outras cinco feridas em uma creche de Blumenau), mais uma vez a gente tem que afirmar o real significado da Páscoa, que é ter a certeza de que o evento da Páscoa é o mais importante de todos, porque Jesus morreu e ressuscitou para vencer a morte, que é o nosso maior inimigo, e para nos salvar”, diz.
O pastor, assim como o padre Hélio, ressalta que a palavra “Páscoa” significa “passagem”, e que no sentido original se refere ao povo que passou da vida de escravidão para uma vida de liberdade no Egito. “Ela foi ressignificada a partir da morte e ressurreição de Jesus. O ato de Jesus foi nos libertar da escravidão da morte e nos trazer a liberdade da vida e da vida eterna. Então, a Páscoa é o maior sinal de amor e esperança para a nossa vida”, diz.
Rafael continua dizendo que “quando a gente olha para a cruz, que era um lugar de dor, a gente não encontra mais a dor porque agora a gente encontra o que Jesus fez ali. Se torna um lugar que era de dor e que agora é de amor e esperança. É por isso que, principalmente numa semana como esta que nós estamos enfrentando, nós somos convidados a olhar de novo e perceber que a Páscoa vai muito além de um símbolo de chocolate, um símbolo bonitinho. Ela é um símbolo que traz todo o significado para a nossa vida.”
O pastor conta que no ano passado teve o privilégio de fazer uma viagem para Jerusalém, capital do Israel, e conheceu o lugar onde está o túmulo vazio de Jesus. “Lá naquele túmulo vazio, eu pensei que se Jesus não tivesse saído dali de dentro, nada do que a gente acredita, nada do que nos dá esperança, nada do que faz a vida ser muito maior do que esta vida que vivemos aqui na Terra, teria existido e valeria a pena. Mas porque Jesus ressuscitou dos mortos, tudo faz sentido.”
“Então, Páscoa é sinal de esperança e de amor, e quando olhamos para a cruz, um lugar de tanto sofrimento, agora encontramos um novo significado: é lugar de amor, de perdão, de esperança, e creio que é algo de que nós precisamos muito, em meio a tantas notícias, em meio a tantas atrocidades e tragédias, em meio a essas inimigas tão grandes e tão cruéis que são a maldade e a morte. Em Jesus encontramos bondade, esperança e vida”, finaliza o pastor.
Acompanhe a página do pastor Rafael e da Comunidade Luterana Apóstolo Pedro no instagram:
@rafael.jcoelho
@comunidadeapostolopedro