Paciente de 110 anos surpreende hospital após ser internado com pneumonia em SC

Foto: Divulgação/HRSP

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

03/05/2022 - 10:05 - Atualizada em: 03/05/2022 - 10:38

Os profissionais do Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, ficaram encantados com a vitalidade de um paciente que esteve internado na semana passada: Gonçalino Norberto, de 110 anos de idade. O idoso, natural e morador de Xanxerê, esteve em tratamento de pneumonia e recebeu alta na última sexta-feira (29).

Muito animado, falante e extremamente lúcido, Gonçalino contou para a equipe do HRSP que está em contagem regressiva para o aniversário de 111 anos, em oito de agosto. O morador da comunidade de Vargem Bonita é agricultor e revelou que ainda trabalha no cultivo da terra. Com orgulho ele contou que tem uma ótima saúde, não toma remédios e desconhece o que é ter pressão alta ou diabetes.

Foto: Divulgação/HRSP

Pai de oito filhos e viúvo duas vezes, Gonçalino revelou que a vitalidade está na alimentação balanceada, em fazer atividades físicas e em manter um bom relacionamento com as pessoas. “Dar o valor ao que se tem. Não querer e não invejar o que é dos outros e manter a serpente fechada (a boca). Não podemos olhar os defeitos dos outros,” aconselhou.

Nos quatro dias em que esteve internado, seu Gonçalino teve como acompanhante a filha e a neta, que se revezaram na função. Antes de deixar o hospital, o idoso agradeceu o atendimento da equipe.

“Não posso me queixar uma ponta de unha. Fui muito bem atendido e quero muito bem às enfermeiras e todos os trabalhadores deste hospital.”

Alimentação X Longevidade

Optar por alimentos naturais, como faz Gonçalino, é um dos grandes segredos da longevidade. É o que garante a nutricionista do HRSP, Suellienn Centernaro – que acompanhou a dieta do idoso do período em que ele esteve internado.

“A qualidade e a quantidade dos alimentos ingeridos têm relação direta com a saúde do organismo. A alimentação adequada nutricionalmente, exerce papel no retardo do processo de envelhecimento, na melhora da performance física e mental, além de auxiliar na manutenção do peso adequado e no sistema imunológico. Comer bem, nas quantidades certas e atentar para a qualidade dos alimentos é o segredo mais antigo de saúde que existe. Uma dieta rica em hortaliças, frutas, alimentos integrais, proteínas e gorduras boas e uma boa ingesta hídrica adequada auxilia nessa longevidade,” garante a nutricionista do HRSP.

*Com informação do ClicRDC