Outono se aproxima e onda de calor vai embora em SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

18/03/2024 - 11:03 - Atualizada em: 18/03/2024 - 11:21

A Defesa Civil alerta para a queda de temperatura em Santa Catarina devido à entrada de um sistema de alta pressão e de uma massa de ar frio previstos para a sexta-feira (22), na virada do verão para o outono.

Nesta segunda-feira (18), o dia amanhece com sol e variação de nuvens em Santa Catarina. À tarde, a combinação de calor e umidade pode resultar em pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul.

O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos pontuais. As temperaturas máximas variam entre 30°C e 33°C na maior parte do estado, exceto nas regiões mais elevadas, onde oscilam entre 27°C e 29°C. Os ventos sopram entre oeste e norte, com intensidade fraca.

Na terça-feira (19), o estado amanhece com sol entre nuvens, mas no final da manhã instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e umidade causam temporais com chuva intensa, ventos fortes, raios e possível queda de granizo. Os fenômenos começam no sul, indo em direção ao norte de SC.

Há risco moderado a alto de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas podem chegar a 34°C no litoral e Vale do Itajaí, e entre 30°C e 33°C no Grande Oeste e Planalto Norte.

Na quarta-feira (20), Santa Catarina amanhece com sol e variação de nuvens. À tarde e à noite, o calor e a umidade favorecem pancadas de chuva e temporais isolados com raios, ventos fortes e chuva intensa, principalmente do Meio-Oeste aos planaltos. O risco é baixo a moderado. As temperaturas máximas ficam entre 29°C e 33°C no Grande Oeste, Vale do Itajaí e norte do estado, e entre 26°C e 28°C no Planalto Sul e Grande Florianópolis serrana. Os ventos são fracos e do quadrante norte.

Na quinta-feira (21), uma frente fria traz temporais com chuva intensa, granizo, ventos fortes e raios, com risco alto. Na sexta-feira (22), a entrada de uma massa de ar frio causa queda das temperaturas em Santa Catarina.