Há alguns anos, um “enigma” surgiu em Jaraguá do Sul: quanto você teria se investisse um determinado valor alguns anos atrás em ações da WEG. A resposta é de doer o coração de quem não optou por investir na empresa jaraguaense. O proprietário de um bom lote de ações provavelmente estaria milionário hoje, como ficaram muitos que iniciaram ou mantiveram suas apostas.
A mesma pergunta pode ser transferida para fuscas: quanto você teria se tivesse três fuscas em setembro de 1961? A maioria não teria nem o fusca e uns poucos teriam o carro, valendo um bom preço pela raridade, mas nada comparado aos três fuscas investidos por Eggon João da Silva, Geraldo Werninghaus e Werner Ricardo Voigt quando fundaram a Weg.
O valor dos fuscas se transformou no milionário valor de um lote de ações na empresa, cuja presença no mercado saiu dos limites de Jaraguá do Sul há muito tempo para povoar o mundo. A Weg daquele pequeno galpão na Avenida Getúlio Vargas (que abriga o Museu Weg) está espalhada por todos os continentes, e nada indica que esteja disposta a parar de avançar em inovação e ampliação de seu leque de atuação.
A empresa que um dia se chamou Weg Motores hoje atua nos seguintes setores:
- Motores elétricos;
- Redutores de velocidade;
- Geração, transmissão e distribuição (de energia elétrica);
- Automação e controle industrial;
- Construção e infraestrutura;
- Critical power;
- Segurança de máquinas;
- Sensores industriais e fontes de alimentação;
- Paineis elétricos;
- Tintas e vernizes;
- Digital solutions;
- Armazenamento de energia em baterias
- Partes e peças
Serviços (automação, motores, geradores e turbinas hidráulicas; reforma e repotenciação de transformadores; redutores; turbinas a vapor).
Expansão geográfica: presença em cinco continentes

foto; divulgação/WEG
Não apenas impressiona toda essa gama de produtos como a expansão da empresa ao longo dos anos, primeiro no Brasil e depois, no mundo. São 38 filiais distribuídas pelo mundo e fábricas em 14 países. Um total de 36.900 colaboradores, sendo mais de 3.900 engenheiros. Em 2021, a empresa faturou R$ 23,56 bilhões.
Em termos de expansão geográfica a Weg está presente nos continentes: africano, americano,asiático, europeu e oceânico.
Na África, está presente na África do Sul, Argélia e Gana.
Nas Américas do Sul e do Norte está no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador, México e Estados Unidos.
Na Àsia, a presença abrange China, Cingapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia, Japão, Malásia e Tailândia.
Na Europa, a empresa está distribuída por diversos países, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Cazaquistão, Espanha, França, Itália, Noruega, Países Baixos, Polônia e Portugal.
Na Oceânia a empresa conta com representações comerciais na Austrália, em quatro estados.
Em cada um desses continentes a Weg está presente tanto em soluções para o dia a dia das pessoas como em grandes projetos de engenharia. E nada indica que esse processo para por aqui, a Weg ainda tem muito a crescer.