Um outdoor instalado na rua Bernardo Dornbusch, em Jaraguá do Sul, tem chamado a atenção de quem passa pelo local.
Com a palavra “saudade” vertida para seis idiomas diferentes – inglês, alemão, húngaro, italiano, hebraico e esperanto – a placa faz uma homenagem ao executivo da WEG Janos Franzner da Silva, que recentemente recebeu uma proposta para trabalhar em uma fábrica da multinacional jaraguaense em Atlanta, Geórgia, nos Estados Unidos.
O autor da homenagem não é ninguém menos do que o pai dele: o empresário, escritor e professor Emílio da Silva Neto, de 71 anos.
Colunista e podcaster do OCP News desde 2019, Emílio também é consultor especializado em profissionalização, gestão, sucessão empresarial familiar e planejamento estratégico. Além disso, assim como o filho, ele estagiou e trabalhou na WEG por muitos anos, tendo chegado ao cargo de diretor superintendente da WEG Acionamentos.
“Essa ida para os Estados Unidos é uma promoção, o que significa que ele está bem encaminhado e dá tranquilidade para mim como pai. Eu não só coloquei o Janos no mundo, eu o coloquei no mundo e o preparei para a vida, pessoal e profissional, e ele está se dando bem. Então, realmente é um misto de orgulho e saudade, porque há uma distância física, principalmente dos netos Vittorio, de 5 anos, e Filippo, de 1,5”, destaca.
Emílio também diz que espera que o filho entenda sua real intenção, que, como ressalta, não foi de “papaguear”, mas de expressar ao mundo: “Eu cumpri o papel, o dever de pai, mas, por outro lado, o preço é alto pela distância física”.
Visitar Atlanta, cidade em que o filho, bacharel e mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), irá atuar como gestor na área de aerogeradores, já está nos planos de “médio prazo” do Vô Milo, como é carinhosamente chamado pelos netos.
Com bom humor, porém, ele afirma que precisa “esperar a poeira baixar … e muito” em razão da homenagem pública ao filho, que, como diz, é bastante reservado. “Quero ir aos Estados Unidos e até fazer um pedal por lá, para unir o útil ao agradável”, conta. Isso porque, além de suas atividades profissionais, Emílio também é um esportista dedicado, participando, inclusive, de pedaladas mundo afora e maratonas nacionais e internacionais.
Além de Janos, nome dado em homenagem ao bisavô de Emílio, um imigrante húngaro, ele é pai de Larissa Franzner da Silva Nagel.
A filha atua como diretora geral na fábrica de biscoitos Arco-Íris, cofundada por Emílio em 1985. Ao todo, Vô Milo tem quatro netos – dois de cada filho. “Sorte que ficaram ainda, aqui em Jaraguá do Sul, as netas Louise, de 4 anos, e Liz, de 1,5”, destaca Emílio.
“Ser pai não é só pôr filho no mundo, mas prepará-lo para a vida, para que ele tenha felicidade e sustento garantido”, finaliza o orgulhoso e ousado autor da homenagem.
Pois, então, que o Vô Milo possa, em breve, reunir presencialmente toda a família: quem sabe ainda no Natal deste ano? “Oxalá! Amém!”, torce Emílio.